Nomeado por decreto do governador Ronaldo Caiado em 19 de fevereiro, o procurador Aylton Flávio Vechi tomará posse nesta sexta-feira (9/3) para o primeiro mandato como procurador-geral de Justiça de Goiás. A solenidade está marcada para as 17 horas, no auditório do Ministério Público. O evento é uma sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça.
Já confirmaram presença na solenidade o governador Ronaldo Caiado; o vice-governador, Lincoln Tejota; o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Walter Carlos Lemes; o conselheiro Lauro Machado Nogueira, do Conselho Nacional do MP (CNMP), entre outras autoridades.
O novo procurador-geral foi escolhido pelo governador para chefiar o Ministério Público no biênio 2019-2021 após integrar a lista tríplice enviada ao chefe do Executivo, formada a partir dos votos dos membros do MP-GO, em eleição realizada em 8 de fevereiro.
Currículo Natural de Sorocaba (SP), o novo procurador-geral de Justiça cursou Direito na Instituição Toledo de Ensino, em Bauru, concluindo o curso em 1989. Ingressou no Ministério Público de Goiás em 1990, passando pelas comarcas de Alvorada do Norte, Rialma, Itapaci, Rio Verde, Itumbiara e Goiânia. Foi promovido a procurador de Justiça em 1998. Integrou o Conselho Superior do MP por 11 vezes. Foi ainda chefe de Gabinete e assessor administrativo da Procuradoria-Geral de Justiça. Também exerceu dois mandatos como corregedor-geral do MP-GO, tendo presidido o Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNCGMPEU) em 2013.
(Texto: Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Foto: João Sérgio)