Caiado já havia revelado anteriormente que não esperaria o Congresso Nacional votar a PEC que pretende incluir Estados e municípios na reforma.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), se reuniu na tarde desta quinta-feira (17/10) com deputados estaduais e federais para apresentar a minuta do projeto de reforma da Previdência para servidores de Goiás. Caiado já havia revelado anteriormente que não esperaria o Congresso Nacional votar a PEC que pretende incluir Estados e municípios na reforma previdenciária. As informações são da Sagres Online.
A reunião estava prevista para ter início às 15h de hoje, no Palácio Pedro Ludovico. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) paralela foi desmembrada do texto principal da reforma da Previdência para facilitar a votação da matéria no Senado. A proposta, que teve origem no Senado, será relatada pelo senador Tasso Jereissati (PSDB) e depois terá de ser votada pelos deputados federais.
Na reunião que teve com os deputados federais, Caiado afirmou que encaminharia uma proposta à Assembleia Legislativa entre os dias 17 e 24 de outubro, compromisso que reafirmou em entrevista à imprensa na última quarta-feira (16/10).
Sobre reforma da Previdência para servidores de Goiás, Caiado fala em “urgência”Em entrevista a um veículo local, Caiado havia falado sobre uma necessidade de correções a serem feitas antes da busca por soluções paralelas. “Não adianta buscarmos alternativas sem que não corrijamos situações que precisam de ser modificadas”, disse.
Conforme o governador, há certa urgência nas mudanças, pois em breve não terá como quitar o salário de servidores e aposentados. “Hoje o buraco é de quase R$ 3 bilhões de reais, daqui a dez anos será de R$6 bilhões. Não vou esperar que Goiás chegue nesse quadro, que se assemelhe ao Rio de Janeiro e ao Rio Grande do Sul. Com a responsabilidade que tenho, sei que sou o primeiro Estado no Brasil [a fazer a reforma]”.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma deve ser votada no Senado, em segundo e último turno, na próxima terça-feira (22/10)
Com informações, Sagres