E parceria garante repasse de recursos que ajudarão na estruturação de unidade da PM voltada à coordenação de ações de policiamento rural.
O governador Ronaldo Caiado e o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, entregaram nesta sexta-feira (29/03), 50 viaturas à Patrulha Rural Georreferenciada da Polícia Militar. A medida faz parte de um conjunto de ações para reforçar o combate à criminalidade na zona rural. Os veículos são no estilo pick-up de cabine dupla de uso on e off-road com alto desempenho e são dotados de tecnologias para uso no policiamento. Todos eles possuem tração 4×4, com motorização a diesel.
Em seu discurso, Ronaldo Caiado destacou os resultados superiores que Goiás tem conseguido em relação à outras unidades da federação no combate ao crime desde o início de 2019. “Estamos mostrando, num curto espaço de tempo, que nosso Estado não é lugar para a prática de crimes. Onde tiver bandidagem, vai ter a mão forte do governo, e os investimentos que estamos fazendo visam sobretudo resguardar um compromisso que tenho que devolver as ruas, as praças públicas, as estradas e também a zona rural aos homens e mulheres de bem”, ressaltou o Governador.
Centro de Comando
Além das viaturas, foi oficializado o repasse de R$ 250 mil para a conclusão da reforma e estruturação do Batalhão de Polícia Militar Rural, que contará com o Centro de Comando de Controle Rural, com sede na antiga Estação Ferroviária de Campinas, em Goiânia. No local, serão coordenadas todas as ações de policiamento rural do Estado, tendo como parceiros a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Fundo para Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (Fundepec).
Segundo o secretário Rodney Miranda, as medidas anunciadas nesta sexta-feira vão garantir mais segurança aos produtores rurais. “Estamos trabalhando para abranger toda a zona rural, montando de redes de WhatsApp, internet rural com banda larga de qualidade, drones e outras ações que podem contribuir na prevenção. Nosso maior objetivo neste sentido é garantir mais segurança às famílias que vivem no campo e precisam da presença firme e constante do Estado em suas vidas”, destacou o titular da SSP.
Ainda na solenidade, foram empossados os membros do Conselho de Segurança Rural do Estado de Goiás. O novo grupo vai participar de forma efetiva da elaboração de ações que visam reforçar a segurança no campo. Os conselheiros terão papel importante nas diretrizes para os demais conselhos de segurança que já existem no Estado. Eles podem, inclusive, discutir ações de captação de recursos junto à iniciativa privada para aplicação em programas de caráter preventivo.
Resultados já aparecendo
Em relação às ações voltadas para segurança na zona rural, somente nos primeiros 89 dias de 2019, as forças policiais efetuaram 679 prisões em flagrante. Duas associações criminosas especializadas em furto de gado foram desarticuladas. Além disso, mais de 23 mil abordagens foram realizadas no campo, além de 3,6 mil visitas comunitárias e 22 mandados de prisão cumpridos.
Diversas autoridades compareceram à solenidade. Entre elas, o deputado federal e presidente da Faeg, José Mário Schreiner; o presidente do Fundepec, Joaquim Guilherme de Souza; o líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, deputado federal Major Vitor Hugo; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira; o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato Brum; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Dewislon Adelino Mateus; o delegado geral da Polícia Civil, Dr. Odair José Soares; e o coordenador de Patrulhas Rurais de Goiás, tenente-coronel, Daniel Moreira Galvão.