Equipe treinada por Tite abre o torneio contra a Bolívia, dia 14 de junho, no Morumbi, em São Paulo
Camisa 10 da seleção brasileira, Neymar está entre os 23 jogadores convocados por Tite para a Copa América (Manan Vatsyayana / AFP)
A seleção brasileira masculina de futebol está convocada para a Copa América 2019. A lista foi divulgada no final da manhã dessa sexta-feira (17) em cerimônia realizada na sede da CBF, no Rio de Janeiro. "Foi a lista mais dificil que eu tive até hoje para fechar. Não dormi", revelou o técnico Tite. O meia Lucas Paquetá está entre os novatos do grupo em competição oficial. O lateral-esquerdo Marcelo ficou fora. Já o zagueiro Thiago Silva foi chamado mesmo lesionado.
Submetido a uma artroscopia no joelho direito há 11 dias, a recuperação do defensor será acompanhada pela comissão técnica até a data limite para fazer mudanças na lista do torneio. "Temos acompanhado. Prognóstico é que chegue com condições de treinar com o grupo. Muito favorável, já está correndo em campo, trabalho de mudanças de direção. Se apresenta no dia 28 de maio com condições", afirmou o preparador físico da Seleção, Fábio Mahseredjian.
Os convocados da #SeleçãoBrasileira para a Copa América em um só lugar!
Saiba os detalhes >> https://t.co/YWMGXZTpXq pic.twitter.com/xbsjizG8cn— CBF Futebol (@CBF_Futebol) 17 de maio de 2019
Entre os 23 nomes, 14 deles estiveram na Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Os nove atletas que estiveram no Mundial e não foram convocados são: Danilo, Geromel, Marcelo, Paulinho, Renato Augusto, Fred, Douglas Costa, Willian e Taison.
Durante a entrevista coletiva, Tite não confirmou se Neymar seguirá como capitão: "Entendo a pergunta. Mas vou falar com Neymar antes. Não por telefone, conversar pessoalmente. Não vou falar disso por enquanto, porque vou falar com o Neymar antes de falar com vocês", disse o treinador.
"Neymar errou. Mas antes de falar qualquer coisa, conversarei com ele, assim como falei com Douglas Costa e vou falar com Paquetá", completou Tite, referindo-se ao episódio em que Neymar deu um soco em um torcedor após partida do PSG. Já Paquetá deu um tapa no braço do árbitro durante um jogo do Milan no dia 6.
Tite também analisou os nomes escolhidos para o meio-campo. "Equilíbrio que dá dinâmica para a equipe. Firmino é um 9 que é 10, que vem articular. Para composição, Fernandinho pelo nível que vem jogando. Casemiro, Allan, alto nível. Arthur: equilíbrio entre criação, solidez e resultado", pontuou.
O técnico da Seleção justificou a ausência de Fabinho, que faz ótima temporada pelo Liverpool, finalista da Liga dos Campeões da Europa, e a presença de Fernandinho. "Fabinho vive um grande momento. Foi muito difícil a escolha. Qualquer uma escolha estaria bem feita. Não tem demérito, tem os três (Fabinho, Fernandinho e Casemiro) em altíssimo nível. Dói ao técnico escolher, mas é a função", explicou.
Outro que ficou fora, apesar da boa fase, é o atacante Lucas Moura, autor dos três gols que classificaram o Tottenham de maneira inédita à final da Champions. David Neres, do Ajax, levou a melhor sobre Lucas e Vinícius Júnior, que se recuperou de lesão no tornozelo recentemente.
Calendário da Seleção
O Brasil está no Grupo A e fará o jogo de abertura da competição contra a Bolívia, dia 14 de junho, no Morumbi, em São Paulo. Na sequência, enfrenta a Venezuela, no dia 18, na Fonte Nova, em Salvador. O terceiro jogo da seleção brasileira é contra o Peru, dia 22, no Itaquerão, em São Paulo.
A fase classificatória da Copa América conta com três grupos com quatro seleções cada. Os dois primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados avançam às quartas de final.
Antes de disputar a Copa América, a seleção brasileira entrará em campo para jogar dois amistosos. No dia 5 de junho enfrenta o Catar, em Brasília. O último teste será no dia 9, contra Honduras, em Porto Alegre. As partidas terão participação do VAR.
Os jogadores começarão a se apresentar na próxima quarta-feira (22), na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).
Confira a lista com os 23 convocados para a Copa América:
Goleiros:
Alisson (Liverpool)Ederson (Manchester City)Cássio (Corinthians)
Laterais:
Daniel Alves (PSG)Fagner (Corinthians)Alexsandro (Juventus)Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Zagueiros:
Éder Militão (Porto)Marquinhos (PSG)Miranda (Inter de Milão)Thiago Silva (PSG)
Volantes:
Allan (Napoli)Arthur (Barcelona)Casemiro (Real Madrid)Fernandinho (Manchester City)
Meias:Lucas Paquetá (Milan)Philippe Coutinho (Barcelona)
Atacantes:
David Neres (Ajax)Everton (Grêmio)Firmino (Liverpool)Gabriel Jesus (Manchester City)Neymar (PSG)Richarlison (Everton)