Com gols de Dérlis Gonzales, Sánchez e Felipe Jonatan, o alvinegro chegou a 29 pontos, dois a mais que o vice-líder Palmeiras, que tem 27
O Santos venceu o Avaí, em casa e se tornou o novo líder do Brasileiro MAURÍCIO DE SOUZA/DIÁRIO DO LITORAL/ESTADÃO CONTEÚDO - 28.07.2019
O Campeonato Brasileiro tem um novo líder: o Santos. O time da baixada fez o dever de casa neste domingo (28) e venceu o lanterna Avaí por 3 a 1 jogando na Vila Belmiro. Com gols de Dérlis Gonzales, Sánchez e Felipe Jonatan, o alvinegro chegou a 29 pontos e assumiu a ponta da tabela. O gol do Avaí foi marcado por João Paulo.
O Santos começou com tudo, pressionando o Avaí no campo de defesa, como é característico do time de Sampaoli. E deu certo. Aos 8 minutos, em cobrança de falta, Sanchez alçou a bola na área. Após o bate e rebate, a redonda se ofereceu a Dérlis Gonzales, que chutou forte cruzado e abriu o placar para os donos da casa.
O Santos tentava manter o ritmo e sufocar o adversário, mas deixava espaços para o contra ataque do Avaí. O alvinegro errava muitos passes, principalmente no meio de campo, o que permitia ao adversário chegar com perigo.
E o castigo veio aos 27 minutos. Léo escapou bem da marcação de Alisson e cruzou rasteiro. Bruno Sávio fez o corta luz para a chegada de João Paulo que, sozinho, colocou a bola no canto baixo do goleiro Everson.
A resposta do Santos foi imediata. O alvinegro não abdicava de suas características e chamava muito a participação do venezuelano Soteldo, que vive ótima fase. Em uma das chegadas pela ponta esquerda, o atacante fez o que quis com Léo e Richard, chegou a linha de fundo e cruzou na medida para Sanchez, sozinho, cabecear e colocar novamente os donos da casa à frente do placar.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Santos não se deu por satisfeito. Com as entradas de Felipe Jonatan e Marinho, o alvinegro encurralou o Avaí na primeira metade da etapa complementar e perdeu diversas chances de aumentar o placar. No entanto, os catarinenses continuavam a escapar bem nos contra ataques.
E as mexidas de Sampaoli deram certo. O Santos trocava passes na defesa até que a bola chegou em Jorge. O lateral esquerdo achou bem a passagem de Filipe Jonatan que chapelou Betão e encobriu o goleiro Lucas Frigeri.
Com o resultado, o alvinegro praiano chegou a seis vitórias consecutivas no Brasileirão e assumiu a ponta da tabela, com 29 pontos. O Avaí se manteve na lanterna do campeonato com a derrota, com somente cinco pontos conquistados em 12 rodadas.
Próximos confrontos
Ambos os times voltam à campo no próximo domingo (4), pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Santos pega o Goiás, na Vila Belmiro, às 11h. Já o Avaí encara o Botafogo na Ressacada, às 19h.
R7