Depois de não defenderem dez cobranças cada, goleiros bateram pênaltis decisivos e De Gea, do Manchester, se saiu pior
O Villareal bateu o Manchester United nos pênaltis, por incríveis 11 a 10, em partida realizada nesta quarta-feira (26) em Gdansk, na Polônia, e conquistou seu primeiro título da Liga Europa, a segunda principal competição do futebol europeu.
No tempo normal, a partida acabou em 1 a 1 e o empate prosseguiu na prorrogação.
Nenhum dos dois goleiros conseguiu defender as dez cobranças feitas pelos jogadores de linha. Coube ao enfrentamento direto entre os dois a decisão. Rulli, do Villareal, acertou um chute forte.
E o título feito quando o mesmo Rulli defendeu a cobrança de David De Gea, do United, muito cobrado pelos torcedores à beira do gramado por ter demonstrado um desempenho abaixo, mesmo nas cobranças do Villareal que não seriam indefensáveis.
Apesar de ser inédito para a equipe, é uma competição que tem os clubes da Espanha como seus principais vencedores. Equipes de bom desempenho, mas com dificuldade de furar o bloqueio de Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madri na disputa pelas vagas na Liga dos Campeões, acabam indo para a disputa da Liga Europa, onde costumam ser fortes candidatos ao título.
É a 13ª vez que um time espanhol vence a competição. Em sua primeira temporada à frente do Villareal, o técnico Unai Emery, que por dois anos treinou Neymar no Paris Saint-Germain, conquistou a sua quarta taça da Liga Europa. Emery venceu três vezes como técnico do Sevilla.
Veja o vídeo com os melhores momentos e penalidades
Já o Manchester United encerra mais uma temporada aquém da história do clube. O United não vence a Liga dos Campeões desde 2008 e não é sequer campeão inglês desde 2013. Para piorar, a equipe vê dois rivais, Chelsea e Manchester City, classificados para decidir a Champions, no confronto que ocorre no próximo sábado (29).
Quem sai em bons termos com a torcida é o atacante uruguaio Edinson Cavani. Em uma partida em que o United não teve um desempenho bom e se viu dominado pelo Villareal, Cavani fez jus a sua fama de estilo aguerrido e fez o gol de empate após repetidas tentativas no início do segundo tempo da partida.
Local e hora: Arena Gdansk, em Gdansk (Polônia), nesta quarta-feira (26), às 16h no horário de Brasília.
Gols: Gerard Moreno e Cavani.
Villareal - Rulli; Foyth, Albiol, Pau Torres e Pedraza; Trigueros, Capoue, Parejo e Yeremy; Bacca e Gerard Moreno. Técnico: Unai Emery
Manchester United - De Gea; Wan Bissaka, Bailly, Lindelof e Shaw; McTominay, Pogba, Bruno Fernandes e Greenwood; Cavani e Rashford. Técnico: Ole Solskjaer