O mundo todo conhece Lionel Messi. O grande jogador de futebol argentino está sempre nos holofotes e já ganhou diversas premiações como um dos melhores jogadores do mundo. É muito querido por torcedores do mundo inteiro que admiram a sua genialidade na maneira de jogar.No entanto, há muito mais em Messi do que o bom futebol.
O jogador é dono da Fundación Leo Messi, “uma organização sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento de ações de solidariedade e compromisso social, tanto na República Argentina como no mundo.”
A fundação surgiu no ano de 2007, quando Messi e sua família colocaram em prática o objetivo de proporcionar mais oportunidades de crescimento para crianças sem condições financeiras ao redor do mundo.
Uma declaração de Messi no ano de 2010 diz sobre o que motivou o jogador a criar sua própria instituição:
“Um dia, depois de uma visita a um hospital, entendi a dimensão especial de uma figura pública.
Eu entendi que para aquelas crianças doentes a presença de um jogador de futebol conhecido pode ser muito útil.
Você está lá e recebe o seu sorriso e para eles é uma alegria especial, porque eles têm mais vontade de continuar lutando, porque eles realmente acreditam que vão superar a doença e que vão perseguir seus sonhos.
Eu alcancei meu sonho de me tornar um jogador de futebol e quero que saibam que eu lutei muito para chegar lá e tenho que lutar ainda mais para me manter.
Quero aproveitar esse esforço e sucesso para ajudar as crianças que mais necessitam, porque eu fui escolhido, porque fico emocionado todos os dias que consigo fazer uma criança sorrir, quando acredita que há esperança, quando a vejo feliz.
Por isso decidimos criar a Fundação Leo Messi. E continuarei a lutar para fazer as crianças felizes com a mesma força e dedicação que preciso para continuar sendo um futebolista.”
A instituição de Messi realiza ações de esporte, educação e saúde, e ao longo dos anos está ajudando muitas crianças a terem mais qualidade de vida.
No entanto, um dos novos projetos está chamando a atenção do mundo inteiro. Através da Fundação Leo Messi, e em parceria com outras empresas, como a Fundação Barça, o jogador será um dos responsáveis pela construção do maior centro de câncer infantil na Europa, que receberá o nome SJD Pediatric Cancer Center de Barcelona.
Foram arrecadados 30 milhões de euros por Messi para a construção do centro que atenderá a milhares de crianças que todos os dias enfrentam uma grande batalha para vencer o câncer e criar um futuro melhor para si mesmas.
Com uma maneira de agradecer a todos os apoiadores pelo dinheiro arrecadado, o Hospital Sant Joan de Déu (San Juan de Dios, em espanhol) produziu um vídeo muito especial, que você pode conferir logo abaixo.
É possível perceber que os participantes do vídeo fazem uma torre que simboliza o Centro Pediátrico de Barcelona, e a criança que está no topo fazendo um sinal com os dedos indicador e médio em sua bochecha, está representando um gesto com o qual Messi comemorou vários gols. O símbolo representará a luta contra o câncer infantil.
Fonte: O Segredo