O Formosa foi até o Abadião em Ceilândia na tarde desta terça-feira (10/03), para enfrentar a equipe da casa, já classificado pras quartas de final do Candangão 2020, a equipe do técnico Heli Carlos não desperdiçou a oportunidade para encostar novamente nos líderes do campeonato e venceu o Ceilândia por 3X1.
Se o Gama não dá mais pra alcançar, a segunda e a terceira colocação ainda é perfeitamente possível, isso porque, com o resultado alcançado ontem, o tsunami manteve a diferença para o Real Brasília, 3º colocado em 1 ponto, e 3 pontos para o Brasiliense vice-líder, o jacaré é o próximo adversário do Formosa.
A partida está marcada para o Diogão, no próximo domingo (15/03), com previsão de público recorde para o Formosa. A diretoria do tsunami deve fazer uma intensa mobilização da sua torcida, tendo em vista que esta campanha é a melhor da história do tsunami na primeira fase do Candangão.
O Formosa foi a campo com a volta de quatro titulares incontestáveis, João de Deus, Andrezinho, Bruno Costa e Lennon, os dois primeiros voltaram após cumprirem suspensão automática, Bruno Costa e Lenon após recuperam-se de lesão.
Logo aos 3 min, João de Deus com fome de bola recebeu lateral cobrado por Rafinha, limpou a marcação pelo lado esquerdo do campo, e de fora da área, fez um dos gols mais bonitos do campeonato, o goleiro Henrique do Ceilândia nada pode fazer para impedir a pintura.
O gol deu tranquilidade a equipe do Formosa, que ainda teve duas chances para ampliar o marcador no primeiro tempo, em uma delas Jean Carlo escorou ótimo cruzamento de Andrezinho, mas acabou passando por cima do travessão.
O Ceilândia do técnico Gauchinho, assustou após jogada pelo lado esquerdo de campo, onde o lateral Murilo efetuou ótimo cruzamento, Evandro subiu sozinho mas testou para fora da meta de Lenon.
O primeiro tempo seguiu morno, com a equipe do Formosa tentando explorar o contra-ataque, mas a o placar permaneceu inalterado até o apito final.
O segundo tempo começou bem diferente, Gauchinho sacou o volante Halyver e o atacante Viny, promovendo a entrada de Paulinho e Edinho. Heli Carlos manteve a escalação inicial, apesar das críticas recebidas pela atuação novamente abaixo da média do atacante Wesley Brasília.
As mudanças surtiram efeito no Ceilândia, logo ao 1 min de jogo, Evandro fez bela jogada pela direita e descolou um cruzamento perfeito na cabeça de Cassiano que subiu livre de marcação, empatando a partida no Abadião. O gol deu ânimo a equipe do Ceilândia que ainda briga pela classificação no campeonato. Sem "nada" a perder o gato preto partiu pro ataque, o que acabava por deixar a retaguarda desguarnecida, por vezes a equipe de Gauchinho sem nenhuma organização tática subia com com seis jogadores ao ataque.
Apesar da pressão, o Formosa soube neutralizar as ações, contando com a experiência de Everton Cesar, Jean Carlo, o tsunami aos poucos conseguiu controlar o ímpeto da equipe da casa.
Heli Carlos percebendo a queda de rendimento da equipe, sacou Wesley Brasília aos 16 minutos, promovendo a entrada de Allan Paulista, a mudança pouco surtiu efeito prático, a bola batia e voltava no ataque do Formosa. Aos 22 minutos, Mário Neto é substituído por Ronan, o prata da casa e queridinho da torcida mudou a dinâmica do time, que passou a ter outra válvula de escape pela direita.
Logo na sua primeira jogada, após receber passe de Jean Carlo, Ronan dá lindo passe para João de Deus, o camisa 11 do tsunami invade a área e tenta o passe para o próprio Jean Carlo, Jhonatan zagueiro do Ceilândia corta o cruzamento.
Aos 30 minutos alívio do tsunami, após tabelar com Ronan, João de Deus faz cruzamento perfeito para Caio Carioca, subir nas costas do lateral Braian, o volante que ao lado do atacante de João de Deus, novamente tira o Formosa do sufoco e faz o segundo gol de cabeça.
O gol deu tranquilidade a equipe do Formosa, que passou a administrar a partida, o gato preto novamente se mandou para o ataque, sem nenhuma organização a equipe tentava na base do desespero alçar a bola na área.
Heli Carlos para proteger a equipe, promove a entrada de Simplício no lugar de Jean Carlo, o camisa 10 do Formosa, novamente fez ótima partida, mas ainda sem ritmo para os 90 minutos.
Aos 49, em contra-ataque fulminante, Ronan deu linda assistência para João de Deus que driblou o goleiro e deu números finais no Abadião em Ceilândia.
Na próxima rodada o Formosa enfrenta em casa a equipe do Brasiliense, no próximo domingo (15/03) no estádio Diogão. Já o Ceilândia saí para jogar contra a equipe do Taguatinga na Boca do Jacaré.
Ceilândia: Henrique, Braian, Jhonatan, João Alfonso, Murilo, Halyver (Edinho), Carlos Eduardo, Evandro, Daniel, Vini (Paulinho) -> (Gabriel), Cassiano. Téc: Gauchinho
Formosa: Lenon, Andrezinho, Elton, Bruno Costa, Rafinha (C), Everton Cesar, Caio Carioca, Jean Carlo (Simplício), Mário Neto (Ronan), Brasília (Allan Paulista). Téc: Heli Carlos
Gols: Formosa: João de Deus (2 min 1º T), Caio Carioca (30 min 2º T), João de Deus (49 min 2º T) Ceilândia: Cassiano (1 min 2º T).
Cartões Amarelo: Everton Cesar (Formosa), Brasília (Formosa), Caio Carioca (Formosa), João de Deus (Formosa), João Afonso (Ceilândia) e Jhonatan (Ceilândia).
Cartões Vermelho: -
Elias Lopes, para o Portal Foca Lá e Terra FM