Time de Heli Carlos treina desde quarta-feira (22/7). Testes de Covid-19 deram negativo
A pandemia de coronavírus atrapalhou o ótimo desempenho do Formosa Esporte na primeira fase do Candangão. A equipe goiana havia se acertado, após iniciar com menos de 1 mês os preparativos para o torneio, e estava num bom momento para enfrentar o Taguatinga nas quartas-de-final da competição. Mas todo o trabalho teve de ser interrompido.
Agora, após a prefeitura de Formosa autorizar e a direção conseguir organizar as burocracias para a volta, o Formosa finalmente fechou o elenco para a fase final da competição. Além de 14 atletas que estavam com o grupo de janeiro à março, outros 12 jogadores, muitos conhecidos da torcida do Tsunami do Cerrado, se reapresentaram. O Distrito do Esporte teve acesso ao elenco do time em primeira mão.
Antes da retomada dos trabalhos os jogadores foram testados em uma clínica particular de Brasília para o novo coronavírus. Comissão técnica, diretoria e jogadores deram negativo para a moléstia.
O Formosa deu o pontapé inicial da retomada das atividades na última quarta-feira (22/7), mas muitos atletas ainda não estavam carimbados no platô de Heli Carlos. Agora, a comissão técnica comandada por Heli Carlos e integrada por Rodrigo Ferreira (preparador físico), Rodrigo Sales (preparador de goleiros), Batatinha (massagista), Luciano Sombra (mordomo) e Tallys Danta (roupeiro), já tem plena noção das peças à disposição do time goiano.
Como dito, dos 12 reforços contratados por Henrique Botelho e Marcos Goulart 6 já passaram pelo estádio Diogão. Destaque para Michael Paulista de 26 anos, principal nome do time do Formosa em 2017. O atacante coleciona passagens pelo Crac, URT, Patrocinense e, mais recentemente, pelo Athletic de Minas Gerais.
Além de Michael Paulista, o ataque do Formosa contará com outros três reforços. Cardoso, jovem atleta de 23 anos que disputou o candangão 2018 pela equipe e já vestiu as cores de Iporá, Trindade, Anápolis e Acadêmico de Portugal, chega ao lado de Formiga, ex-Ceilândia, Brasiliense e Gama e do centroavante Raí, jogador de 28 anos que atuou nos campeonatos cearense, carioca, paranaense e no futebol da Holanda.
No meio de criação um único reforço. O meia Marcos Paullo, de 30 anos, já esteve no Moto Club, Bragantino, Londrina e retorna ao Formosa, onde fez belo campeonato em 2018. Na zona de transição o Formosa não economizou. São 4 reforços. Zé Wilson de 25 anos, Edinho Guerreiro de 24 anos, Thiaguinho de 18 anos nunca atuaram em terras candangas, mas completarão o elenco do Formosa.
Junto aos 3 volantes o Formosa fechou com Foguinho, de 26 anos. O jogador que esteve em 2019 com a camisa verde e branca era nome dado como certo no início do ano, mas acabou não vindo para o Tsunami do Cerrado. Agora ele volta ao time e pode fazer dupla com Everton Cézar.
Por fim, Henrique Botelho repatriou o goleiro Matheus do elenco do ano passado e também o zagueiro Mário Paiva que esteve em 2017 no Formosa Esporte. Para completar os 12 novos jogadores Taison, zagueirão que fez sucesso no Estrella do Norte e no Nova Mutum voltou ao Candangão. O jogador atuou pelo Paracatu em 2018 e pelo Bolamense em 2017.
Se 12 profissionais foram contratados, outros 14 continuam no Formosa. Os dois goleiros do Formosa na parada em março seguem na equipe. Lennon, titular absoluto, e o jovem Alison. O gol foi a principal dificuldade do alviverde na primeira fase, com Lennon machucado e a saída de Márcio da equipe logo no início do torneio.
Ainda na defesa, os zagueiros Elton e Bruno Costa, conhecidíssimos da torcida Comando Verde, continuam. Sérgio Baiano e Almeida acabaram não renovando com a equipe. Na lateral direita o elogiado Andrezinho é o único da posição do Formosa. Na ponta esquerda Glaybson foi embora, mas Rafinha e Gabriel Costa suprirão a canhota alviverde.
Dos volantes Everton Cézar e Caio Carioca renovaram os contratos, mas Robson Simplício, um dos destaques da equipe, acabou deixando o elenco. A maior parte do meio-campo continua no Tsunami do Cerrado. Maiqui, Mário Neto e Ronan já treinam com Heli Carlos, Jean Carlo não continuou na equipe.
No ataque, Weslley Brasília e o grande destaque do time, João de Deus, vestirão as camisas 10 e 11 do Formosa. Contestados, Jessuí, Allan Paulista, Wilker, Renan e Kaiqui seguiram outro rumo.
Goleiros: Lennon, Alison e Matheus;
Zagueiros: Bruno Costa, Elton, Mário Paiva e Taison;
Laterais: Andrezinho, Rafinha e Gabriel Costa;
Volantes: Everton Cézar, Caio Carioca, Zé Wilson, Edinho Guerreiro, Thiaguinho e Foguinho;
Meio-campistas: Maiqui, Mário Neto, Ronan e Marcos Paullo;
Atacantes: João de Deus, Weslley Brasília, Cardoso, Michael Paulista, Formiga e Raí.
Comissão técnica:
Técnico: Heli Carlos;
Preparador Físico: Rodrigo Ferreira;
Preparador de Goleiros: Rodrigo Sales;
Massagista: Batatinha;
Mordomo: Luciano Sombra.
Roupeiro: Tallys Dantas.
Patrocinadores
Shimizu Fertilizantes, PR Industrial, Grama Shimizu, G7 Net, Promove Consultoria, Café Estrela Dalva, Tratortem, Clube e Pousada Martins, Academia Kayto e Clínica de Fisioterapia Oshiro
Matéria publicada pelo Portal Distrito do Esporte - Bruno Henrique Moura