Rubro-Negro teve boa atuação coletiva, foi pouco ameaçado e confirmou o favoritismo diante dos gaúchos ao vencer por 3 a 1, no Maracanã, partida válida pela 14ª rodada
O Flamengo confirmou o favoritismo diante do time reserva do Grêmio e venceu, por 3 a 1, no Maracanã, partida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Willian Arão, Arrascaeta e Everton Ribeiro anotaram pelo Rubro-Negro e Rafael Galhardo, de pênalti, para o Tricolor. Horas antes, o líder, Santos, foi derrotado pelo São Paulo, no Morumbi.
Com o resultado, o Fla sobe para terceiro, com 27 pontos, cinco a menos que o Peixe e um a menos que o vice-líder, Palmeiras, que joga no domingo. O time gaúcho estaciona em 13º, com 17 pontos.
O Flamengo volta a campo no próximo sábado, no clássico contra o Vasco, às 19h, em Brasília - jogo que precede o duelo contra o Internacional pelas quartas da Libertadores, no Maracanã. O Tricolor gaúcho, por sua vez, tem o duelo contra o Athletico-PR nesta quarta-feira, pelas semis da Copa do Brasil, em casa. Depois, encara o Palmeiras duas vezes, em sequência: no sábado, pelo Brasileiro, e, na terça-feira, pela Liberta.
Elemento surpresa
Mesmo com força máxima, o Flamengo não teve vida fácil diante do time reserva do Grêmio. Com boa movimentação, o Tricolor teve duas chances claras de abrir o placar com Pepê e uma com Luciano, ex-Flu e estreante da noite. Do outro lado, o Fla respondia, com uma boa criação de Arrascaeta. E foi do uruguaio deu um passe preciso para Willian Arão infiltrar a área, dominar com frieza e abrir o placar, com forte chute de canhota, sem chances para Julio Cesar.
VAR entra em cena
Depois do gol, o time carioca passou a ter o domínio das ações e parecia se encaminhar para o intervalo com a vantagem. Em uma bola alçada na área rubro-negra, no entanto, Pablo Marí puxou a camisa de David Braz e o árbitro Rodrigo D'alonso Ferreira foi chamado pela equipe de vídeo para confirmar o pênalti. Rafael Galhardo cobrou firme no canto esquerdo para igualar para o Tricolor, já nos acréscimos.
Ritmo intenso
O Flamengo voltou para o segundo tempo determinado a buscar a vitória, com um volume de jogo ofensivo muito superior ao do adversário e o segundo gol não demorou a sair. Bruno Henrique fez ótima jogada individual pela esquerda, em cima de Léo Moura e finalizou na trave. A bola sobrou nos pés de Arrascaeta, que finalizou para o gol vazio. O time de Jorge Jesus ainda teve a chance de ampliar com uma bola de Gérson que parou no travessão.
Cartadas finais
Em desvantagem, Renato Gaúcho lançou os atacantes Everton “Cebolinha” e Patrick. Os visitantes ganharam em velocidade, mas seguiam pecando no último passe e pouco ameaçaram. O terceiro demorou a sair graças às grandes defesas de Julio Cesar, mas veio, nos minutos finais, em belo chute de Everton Ribeiro, de fora da área. Três pontos na conta para manter vivo o sonho da “Nação” rubro-negra de mais um título nacional.
FICHA TÉCNICA FLAMENGO 3 X 1 GRÊMIO
Data/Hora: 10/08/2019, às 19h (de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Gramado: Bom
Público/ Renda: 53.970 pagantes, 57.644 presentes/ R$ 2.420.747,00
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Nota L!: 6,5 - Acertou no pênalti para o Grêmio e nas demais marcações.
Assistentes: Helton Nunes (SC) e Alex Santos (SC)
Árbitro de vídeo: Rodrigo D'alonso Ferreira (SC)
Assistente de Árbitro de Vídeo 1: Rafael Traci (SC)
Assistente de Árbitro de Vídeo 2: Carlos Berkenbrock (SC)
Cartões amarelos: Rafinha, Pablo Marí, Berrío (FLA); Thaciano, Juninho Capixaba (GRE)
Cartão Vermelho: Não houve.
Gols: Willian Arão (28’/1ºT, 1-0), Rafael Galhardo (50’/1ºT, 1-1), Arrascaeta (4’/2ºT, 2-1), Everton Ribeiro (45’/2ºT, 3-1)
Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Thuler, Pablo Marí e Filipe Luís (Renê, 15’/2ºT); Cuéllar (Piris da Motta, 32’/2ºT), Willian Arão e Gerson; Berrío (Everton Ribeiro, 20’/2ºT), Bruno Henrique e Arrascaeta.
Técnico: Jorge Jesus
Grêmio: Júlio César; Léo Moura, Paulo Miranda, David Braz e Juninho Capixaba; Darlan, Thaciano, Rafael Galhardo (Everton, 11’/2ºT), Luan (Da Silva, 39’/2ºT) e Pepê; Luciano (Patrick, 24’/2ºT).
Técnico: Renato Gaúcho