Na noite desta quarta-feira (28), Internacional e Flamengo adentraram o Beira-Rio para definir o segundo brasileiro classificado às semifinais da Libertadores.
Como venceu no Rio de Janeiro por 2 a 0, o clube carioca chegou à capital gaúcha em situação confortável, mas tratou de não dar chance ao azar e, jogando bem, saiu de Porto Alegre com um empate: 1 a 1, gols de Rodrigo Lindoso e Gabriel Barbosa.
Com um inapelável 3 a 1 no agregado, o Rubro-Negro se garantiu entre os 4 melhores do continente e desafiará o Grêmio na próxima fase.
Quem imaginava um Flamengo cauteloso e esperando o Colorado em seu campo de defesa, se surpreendeu com o que foi a primeira etapa. Jogando ofensivamente e tentando matar de vez a eliminatória, o time carioca foi pra cima e quase balançou as redes logo nos primeiros minutos, mas Gabriel Barbosa parou em grande defesa de Lomba, cara a cara.
Acuado com o volume de jogo do rival, o Internacional limitou-se a alçar bolas na área, não levando perigo à meta de Diego Alves. Aos 22' e aos 36', a equipe carioca arriscou finalizações perigosas de média distância com Bruno Henrique e Filipe Luís, mas ambos ficaram em boas intervenções de Lomba.
Massacrando em pleno Beira-Rio, o Flamengo ainda desperdiçou nova 'chance de ouro' aos 43', quando Gabriel recebeu passe açucarado de Bruno Henrique e invadiu a área completamente livre, mas acabou tirando demais do goleiro colorado e também do gol.
Promovendo Nico López e Wellington Silva a campo, o Internacional voltou com outra postura na etapa final. Precisando de dois gols para levar a eliminatória às penalidades, os gaúchos abriram mão de qualquer plano tático e foram pro abafa. Aos 17', o Beira-Rio explodiu em festa e esperança no momento em que Rodrigo Lindoso, de cabeça, abriu o marcador e recolocou o time vermelho no duelo.
O lance ficou sob revisão por mais de cinco minutos no VAR por conta de um possível impedimento, mas a marcação de campo acabou mantida.
A partir do tento, o Colorado foi só pressão, com o Flamengo buscando encaixar um contra-ataque para matar o confronto.
E ele veio aos 40', em um dois contra um mortal: Bruno Henrique arrancou do meio de campo, puxou a marcação e tocou para Gabriel, sozinho na área adversária. Desta vez, o artilheiro não perdoou. 1 a 1 e classificação rubro-negra assegurada.
Portal 90 min