Fernando de Carvalho Lopes, acusado de abuso sexualmente de ginastas brasileiros, foi julgado neste domingo (31)
Fernando de Carvalho Lopes, ex-técnico da seleção masculina de ginástica | Foto: Ricardo Bufolin/CBG
Em decisão tomada neste domingo (31), o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), presidido pelo Dr. Fernando Silva Júnior, decidiu banir definitivamente do esporte o ex-treinador Fernando de Carvalho Lopes, pela acusação de abuso sexual e assédio moral a atletas quando era técnico do Mesc, em São Bernardo do Campo, São Paulo.
O julgamento no tribunal de última instância desportiva da Ginástica foi realizado na sede da OAB de Aracaju (SE), e a CBG se fez representar como terceiro interessado pelo seu assessor jurídico Dr. Paulo Schmitt. A pena do Banimento, aplicada de forma unânime pelo STJD através do voto do relator Dr William Figueiredo, foi baseada no Código de Conduta e Estatutos da FIG (Federação Internacional de Ginástica), e com aplicação também de penas máximas por quatro vezes (uma em relação a cada atleta vítima denunciante) em cada artigo da denúncia já realizada pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva CBJD.
O órgão, vinculado à CBG, é o primeiro a tomar uma decisão deste nível na esfera esportiva do Brasil para casos de assédios e abusos sexuais.
O tribunal determinou ainda que a decisão fosse comunicada para a CBG, FIG e ao Comitê Olímpico Internacional.
Caso
Fernando de Carvalho Lopes, ex-técnico da seleção brasileira masculina de ginástica, foi acusado por atletas e ex-atletas de ter praticado abuso sexual infantil durante treinamentos ao longo de vários anos. O caso foi revelado em abril do ano passado, em uma reportagem do Fantástico, da Rede Globo. Segundo a emissora, 40 esportistas e ex-esportistas afirmaram terem sido vítimas de Fernando, incluindo denúncias de que ele havia tocado em suas partes íntimas.