Em um jogo fraco, com poucas chances de gol, o Brasil apenas empatou com a Venezuela em 0x0, na Fonte Nova. Apesar de ter dominado a posse de bola e ter um adversário mais preocupado em se defender, a seleção brasileira teve muitas dificuldades para finalizar.
O resultado levou o Brasil aos quatro pontos e liderança do Grupo A. O próximo adversário é o Peru, segundo colocado, que também tem quatro, mas fica atrás no saldo de gols. A Venezuela somou mais um ponto, foi a dois e vai enfrentar a Bolívia.
Assim que o árbitro autorizou o início da partida, o Brasil já foi logo para o ataque.
A equipe de Tite rodava a bola na intermediária e laterais, buscando um espaço na compacta defesa venezuelana. Diferente da torcida paulista, a baiana apoiava a seleção. Foi com David Neres que o Brasil criou uma boa chance.
O atacante do Ajax recebeu passe de Arthur, invadiu a área e bateu cruzado para fora. A seleção seguia pressionando e aos 16 minutos foi a vez de Richarlison chutar rasteiro e obrigar Fariñez a espalmar para a linha de fundo.
Mas a melhor chance do primeiro tempo foi da Venezuela. Aos 18, Herrera fez boa jogada pela direita e cruzou na cabeça de Rondón. O atacante cabeceou e a bola tirou tinta da trave direita de Alisson.
A Vinotinto voltou a criar, aos 24, com Machís, que após rebote em cobrança de escanteio chutou rasteiro e Alisson segurou.
O Brasil só voltou a animar a torcida aos 37 minutos. Daniel Alves fez boa jogada pela direita e cruzou para Roberto Firmino.
O atacante dividiu com o zagueiro, ficou com a bola, chutou e Fariñez não conseguiu evitar o gol. Porém, o árbitro assinalou falta do brasileiro.
O resumo da primeira etapa foi um Brasil paciente, trabalhando a bola, mas sem criatividade, enquanto a Venezuela se manteve bem fechada e tentando sair em velocidade nos contra-ataques com os pontas.
Por conta dos 45 minutos sem grandes emoções, a seleção foi para os vestiários sob uma mistura de vaias e aplausos.
O Brasil voltou do intervalo com Gabriel Jesus no lugar de Richarlison e o atacante do Manchester City estava querendo jogo. Aos 11 minutos, Gabriel Jesus recebeu no lado esquerdo, limpou a marcação e bateu colocado.
A bola passou muito perto, indo para fora. Três minutos depois, o camisa 9 novamente arriscou um chute. Dessa vez, a bola bateu na zaga e sobrou para Firmino, que só rolou para Gabriel marcar.
O árbitro de vídeo avisou que o atacante do Liverpool estava impedido quando fez o passe e o 0x0 seguiu no placar. A Venezuela não atacava e limitava-se apenas a dificultar o jogo brasileiro.
Com um meio de campo povoado e a zaga bem protegida, restava ao Brasil insistir nas jogadas laterais, com muitos cruzamentos para a área. O tempo passava e a seleção brasileira não assustava o gol venezuelano.
Aos 40, a torcida baiana perdeu a paciência e começou a vaiar a troca de passes sem objetividade. Dois minutos depois, Everton, que havia entrado no lugar de David Neres, fez jogada individual e cruzou para trás.
Philippe Coutinho empurrou para as redes, mas a bola tocou em Firmino, que estava impedido e o gol foi anulado.
Embora o árbitro tenha dado sete minutos de acréscimo, a seleção brasileira seguiu pouco inspirada e a Venezuela amarrando o jogo, satisfeita com o empate. Ao final do jogo, mais vaias para o time de Tite.
Informações: O Gol