Aliando suas habilidades de criação com a paixão por quadrinhos, o ilustrador norte-americano Led Bradshaw criou um super-herói totalmente inspirado em seu filho autista, Jake.
A ideia era ajudar o filho a se sentir mais representado e se comunicar melhor com a família.
Através dos quadrinhos e do mundo da imaginação, pai e filho fortaleceram a amizade e cumplicidade que já tinham enquanto trabalhavam juntos na criação do primeiro super-herói afro-latina autista! 😍
Tudo começou quando Jake, aos 3 anos, começou a exibir dificuldades de se relacionar com outras pessoas (sobretudo desconhecidas) e aprender coisas novas na escola.
Preocupados, seus pais resolveram levá-lo ao médico. O diagnóstico veio pouco depois: Jake tem TEA, o transtorno do espectro autista, que prejudica a capacidade de comunicação e de interação do garoto.
Para ajudar o filho, Led descobriu que alguns exercícios de arteterapia poderiam auxiliar no desenvolvimento e sociabilidade do menino. Ao incorporar essas atividades de desenho na rotina de Jake, sua família notou grandes avanços na personalidade dele.
Nesse meio-tempo, ele se engajou em um projeto pessoal que envolvia imaginar e desenhar a si mesmo como um super-herói, para ajudar o menino a superar dificuldades na escola.
Nascia o personagem ‘Jake Jetpulse‘. Com o conceito em mãos, Led desenhou alguns cartões com o filho super-herói executando ações que ilustravam as palavras que ele precisava aprender.
Jake adorou se ver na pele (e nas roupas) de um herói com poderes especiais. Tanto que, a partir daquele momento, era só sobre esse assunto que ele queria falar.
Hoje, o menino ajuda o pai na construção de personagens secundários e tem ideias para as histórias, e Led os traz à vida com as suas ilustrações – caprichadíssimas, por sinal!
Até aqui, a HQ de Jake Jetpulse conta com 5 livros publicados, todos eles dedicados a mostrar a história do super-herói em atividades educativas que contribuem para o desenvolvimento de crianças autistas.
Além disso, no site das histórias de Jake Jetpulse, há um espaço destinado ao compartilhamento de ideias para quem convive diariamente com pessoas com transtorno do espectro autista.
Em um post divulgado por lá, Led explica que construiu o site para formar uma comunidade para pais, amigos, professores, terapeutas e quem mais estiver buscando informações sobre o autismo.
Nos últimos meses, ele tem compartilhado experiências sobre o assunto e também recebe feedbacks de famílias que adquiriram os exemplares das histórias inspiradas em seu filho.