Veja recomendações para quem deseja conhecer a região sem se endividar, com direito a dicas de hospedagem e passeios gratuitos
A região queridinha dos moradores do Centro-Oeste ganhou o Brasil nos últimos tempos e, com a movimentação de turistas, fez a oferta de turismo se valorizar. A boa notícia é que, apesar de pousadas de luxo e restaurantes requintados, o cenário preserva opções para quem quer viajar sem gastar uma fortuna.
Para favorecer os viajantes em busca de um roteiro mais em conta, o Metrópoles conversou com as guias de turismo da Chapada Andrea Manzan e Silvana Silva Santos, e reuniu alternativas desde hospedagens até atrativos grátis, para quem quer viver a experiência, mesmo com orçamento limitado.
Planejamento, antecedência e combustível
Como em qualquer roteiro, planejamento e antecedência são os pontos de partida para uma viagem mais em conta. Quanto mais cedo você se programar, menores são as chances das hospedagens mais baratas já estarem ocupadas.
A melhor forma de desembarcar na região é partir de carro de alguma das capitais mais próximas: Brasília (250km), Goiânia (400 km) e Formosa fica apenas 217km. Na hora de montar o orçamento da viagem, lembre-se de incluir o valor atribuído ao combustível.
Com o preço dos combustíveis, o trajeto pode ser motivo de estresse. Em geral, a recomendação é sempre optar por gasolina em viagens mais longas, para se precaver contra imprevistos ligados à autonomia do carro.
Além do transporte, uma das etapas que mais compromete o orçamento é a hospedagem. Uma boa dica para economizar é expandir os horizontes além das clássicas Alto Paraíso e São Jorge.
A cidade de Cavalcante, por exemplo, oferece menos alternativas de estadia, contudo, as opções disponíveis têm diárias mais baratas. A estrutura de turismo é um pouco mais precária, porém, lá estão cachoeiras impressionantes, inclusive, atrativos gratuitos.
Existe um certo glamour em dormir sob as estrelas, e quem quer economizar pode aproveitar a lista extensa de campings disponíveis na região. Optar pelo acampamento como opção de hospedagem diminui bastante os custos e ainda pode ser uma experiência divertida, especialmente para compartilhar com amigos.
Caso essa seja sua escolha, fique de olho em alguns quesitos básicos na hora da escolha do camping para não passar perrengue, como banheiro adequado, acesso à internet e outros requisitos que estejam entre suas prioridades.
O preço de algumas das experiências mais famosas pode ser motivo de espanto. Nos últimos anos, o valor para entrar nas cachoeiras subiu bastante. Contudo, ainda restam ótimas opções para quem quer aproveitar sem gastar nada.
Em Cavalcante, o protagonismo fica por conta dos mirantes: Nova Aurora, Mirante do Morro Encantado e Mirante do Vão — todos com vistas estonteantes, que não custam nada. Quem não abre mão de um mergulho pode aproveitar para conhecer o Parque Municipal do Lava Pés e o Balneário Rio das Almas.
Na cidade que abriga o famoso portal da Chapada, vale a pena conhecer o Sertão Zen (o acompanhamento de um guia é recomendado), bem como a Catarata dos Couros, o mirante do Jardim de Maytrea e o Jardim Zen Paralelo 14.
Veja algumas fotos:
Protagonista em todo o território que abrange a Chapada dos Veadeiros, a pluralidade de opções de turismo é certamente um dos pontos fortes da região. Quem desembarca no destino em busca de luxo sai satisfeito, assim como turistas que preferem um mergulho maior na natureza, dormir sob o céu estrelado e lidam com um orçamento mais justo.