O programa de auditoria cívica nas escolas – Estudantes de Atitude – está representando o Goiás no 18º prêmio “Boas Práticas na Participação Cidadã”, organizado pelo Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP).
Ao todo são 40 iniciativas mundiais que concorrem à premiação, que busca reconhecer as melhores experiências de sucesso dos governos locais e regionais no domínio da democracia participativa.
O programa Estudantes de Atitude (EA), promovido pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), está disputando na categoria “Construir cidades e territórios mais democráticos e pacíficos”.
Os finalistas serão convidados para a cerimônia de premiação durante a 23ª Conferência do OIDP em Valongo, de 17 a 19 de outubro de 2024. Além disso o prêmio conta com outras quatro categorias: Gestão urbana e espaço público, Género e cuidados, Transição ecológica e ambiente e Tecnologia cidadã e IA.
ESTUDANTES DE ATITUDE O projeto tem por objetivo promover a prática da cidadania e a participação social dentro das escolas da rede pública do estado. Por meio de uma competição, os alunos são estimulados a exercerem práticas relacionadas à transparência, controle social, voluntariado e prevenção à corrupção. Ao final do projeto, escolas e professores que se destacarem são premiados financeiramente.
Implementado no ecossistema da rede pública goiana desde o ano de 2019, o projeto tem oportunizado uma verdadeira transformação na vida dos jovens goianos. Apenas em 2023, o EA contou com 776 unidades escolares em 219 municípios de Goiás e 40 mil alunos participantes.
SAIBA COMO PARTICIPAR A avaliação para escolher a melhor prática está aberta e vai até o dia 1º de julho. Você pode contribuir com o seu voto para o projeto do Estado de Goiás ser premiado, para participar é necessário registrar-se na plataforma do prêmio e escolher cinco práticas diferentes para ter um voto válido – sugerimos escolher outras categorias para prestigiar projetos diferentes.