Com um dos melhores índices de educação básica do país, o Colégio Estadual Professora Aurelice Gomes da Fonseca ficou entre as cinco melhores escolas públicas do país no ensino médio pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. A escola fica no município de Formosa, Entorno do DF.
O Ideb avalia o desempenho dos alunos, utilizando a taxa de aprovação das escolas e os resultados em uma avaliação de matemática e português, o Saeb. A nota do colégio goiano foi 7,4 — os números foram divulgados no dia 14 de agosto.
Atualmente, o Colégio Estadual Professora Aurelice Gomes da Fonseca tem 106 alunos matriculados. Para a gestora, Isabel Tharyne, 30 anos, o feito significa estar no caminho certo.
“Gratidão é o sentimento que transborda em meu coração neste momento. Porém, também aumenta nossa responsabilidade e compromisso de manter a qualidade”, conta.
A profissional explica que o trabalho da instituição começou a ser evidenciado ainda durante a pandemia. Ao tentar prevenir a evasão escolar, a escola se aproximou ainda mais dos alunos e das famílias.
Isabel ainda conta que mídias e meios tecnológicos foram adotados para estimular o interesse e o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A escola conta com um laboratório fixo e outro móvel, que juntos somam 62 computadores. Além disso, cada estudante do 9° ano do ensino fundamental e de 1ª a 3ª série do ensino médio possui um Chromebook que leva para casa.
“Com aulas bem planejadas, quadros com mapas mentais, mapeamento das dificuldades individuais de cada aluno, todas as ações são voltadas para um processo de ensino de qualidade. Estamos colhendo os frutos e pretendemos continuar. Corrigir se for necessário, retomar para avançar e acolher sempre.”
Para a secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, o diferencial da escola é a parte pedagógica. “Eles são muito dedicados, a gestão é muito dedicada. E esse feito acaba incentivando toda a rede de educação.”