Matrícula deve ser feita pelo site do Detran até 17 de novembro. Aprovados serão isentos de taxas como como Renach e licença de aprendizagem de direção veicular.
Foi divulgada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran) a lista com os nomes dos 4.014 candidatos selecionados no programa CNH Social. Por meio do projeto, é possível obter, mudar ou até mesmo adicionar categoria à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente.
A lista dos selecionados foi divulgada na quinta-feira (29). A partir de 3 de novembro, os aprovados terão até 15 dias para se matricular no site do órgão. Após a realização desta, o selecionado deve comparecer a uma unidade de atendimento do Detran-GO, Vapt Vupt ou Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran) para entregar os documentos necessários e ativar o Registro Nacional de Carteira Nacional de Habilitação.
Em alguns municípios, que não foram divulgados, o atendimento presencial será feito com agendamento prévio no site do Detran-GO. Por isso, o departamento orienta que o selecionado entre em contato com órgão onde o documento será entregue antes de ir pessoalmente ao local para checar a necessidade de marcação de horário. Segundo a autarquia, se os prazos forem descumpridos, a desclassificação do candidato é automática.
Os selecionados terão direito a isenção de taxas como como Renach, licença de aprendizagem de direção veicular, agendamentos de prova teórica, exame médico e psicológico. Pessoas com deficiência terão direito ao exame toxicológico e junta médica exigidos para categoria profissional. Além disso, os requerentes estão isentos ainda do curso teórico de legislação de trânsito, aulas práticas de direção e até três retestes.
A segunda etapa da CNH Social bateu recorde de inscrições com 45.380 candidatos. Destes, 2.213 disputaram a modalidade rural; 37.968, a urbana ; e 5.199, estudantil.
Segundo o órgão, os critérios para desempate foram renda familiar per capita, número de componentes do grupo familiar, existência de benefício social, data e hora da inscrição e maior idade. Cada um foi usado conforme a categoria de cada perfil do candidato.
Na categoria estudantil, por exemplo, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é substituída pela média obtida no ensino médio da rede pública estadual de Goiás, apurada por meio da Secretaria de Estado da Educação.