Atendimento só será realizado mediante agendamento prévio.
Foto: Ilustrativa
Depois de quase seis meses fechadas, as agências do INSS vão reabrir na próxima segunda-feira (14). Em um primeiro momento, o tempo de funcionamento será parcial, de seis horas.
Além da restrição do tempo, os atendimentos serão feitos exclusivamente para segurados e beneficiários que agendaram previamente e para serviços que não podem ser feitos remotamente, como perícia médica, avaliação social e reabilitação profissional.
Para agendar o atendimento, os beneficiários poderão usar o aplicativo “Meu INSS” ou ligar no 135.
Não serão todos os serviços oferecidos, mas sim o nosso compromisso, compromisso do governo do presidente Jair Bolsonaro, de oferecermos ao público os serviços essenciais para que eles possam fazer o exercício de sua cidadania, disse o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco Leal.
Para entrar nas agências, o uso de máscara será obrigatório e as pessoas irão passar pelo procedimento de aferição de temperatura na entrada. Caso a temperatura estiver dentro na normalidade, o beneficiário será orientado sobre o uso do álcool gel, a necessidade de distanciamento social de 1 metro.
Se o termômetro marcar mais do que 37,5ºC, a pessoa não poderá entrar no recinto. Ela será orientada a procurar atendimento médico e a reagendar o serviço.
Já os trabalhadores do INSS serão orientados a usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e também terão suas temperaturas checadas. No caso de febre, a pessoa também será orientada a procurar um médico e permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias ou até um resultado negativo do teste para Covid-19.
Veja como acessar o Meu INSS
- A central de serviços Meu INSS pode ser acessada por meio do site meu.inss.gov.br. A senha inicial pode ser conseguida pelo próprio portal após responder às perguntas.
- É preciso informar nome e CPF (campos obrigatórios), além de endereço de e-mail e número de telefone (informações opcionais). Durante o processo de inscrição, o cidadão terá que confirmar o nome da mãe, assim como seu dia e seu mês de nascimento.
- O cadastramento depende ainda da confirmação de informações trabalhistas e previdenciárias do cidadão. Neste caso, é preciso escolher a opção correta sobre a última empresa onde trabalhou recolhendo para a Previdência Social, o ano em que ingressou nessa companhia e até se recebeu benefício do INSS nos últimos cinco anos.
- Terminada esta etapa, o interessado recebe um código de validação enviado por SMS ou um link por e-mail. A partir daí, pode cadastrar sua senha de acesso.
- Anote a senha inicial. Ela será necessária para cadastrar sua senha definitiva, que deverá conter, pelo menos, nove caracteres com uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número, no mínimo. Após ser cadastrado, o segurado deverá clicar em “Entrar”. Uma tela do portal gov.br se abrirá para informar o CPF e a senha.
- Outra opção de acesso ao portal Meu INSS é acessar sites de Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi, a fim de obter uma senha inicial. As agências do INSS também oferecem esse serviço. Mais informações podem ser obtidas pela central de atendimento telefônico 135.
- Há a possibilidade de baixar o app Meu INSS também pelo smartphone. O aplicativo está disponível para celulares com sistema operacional Android. Para realizar o download, basta acessar a Google Play Store e clicar no botão “Instalar”.