Como o sonho da casa própria faz parte do desejo de consumo do público consumidor brasileiro
Segundo algumas pesquisas, o maior sonho de consumo dos brasileiros é o da casa. A sociedade brasileira contemporânea, após o processo de redemocratização iniciado em 1985, passou por muitos anos de severas dificuldades econômicas e lutou arduamente para tentar reduzir as desigualdades sociais. Uma parcela da população passou a ser inserida na dita nova classe média.
casa
casa
casa
casa
É sobretudo justamente essa classe média que, por não mais estar resignada à pobreza, deseja consumir mais, manter o atual status social e financeiro. Nesse sentido, representa para ela uma enorme segurança se livrar do aluguel e ter a casa própria, ou um bom apartamento em Brasília. No entanto, classes um pouco mais baixas também nutrem esse sonho, apesar de ser, para elas, um pouco mais distante.
apartamento em Brasília
apartamento em Brasília
apartamento em Brasília
apartamento em Brasília
Como entender esse desejo de consumo dos brasileiros que persiste por tanto tempo, mesmo em meio a atual crise econômica? O que faz para facilitar a realização do sonho da casa própria? É isso que será abordado no decorrer deste artigo.
As condições econômicas do país e o sonho da casa própria
As condições econômicas do país e o sonho da casa própria
A atual situação econômica do Brasil, simultaneamente acentuada e provocada pela instabilidade política tem ocasionado uma infinidade de mudanças no comportamento dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa veiculada pelo Data Popular demonstra que 91% da população brasileira deu uma boa freada no consumo no ano de 2017, por exemplo. A mesma lógica se manteve, de certa forma, nos anos seguintes.
Apesar de um complicado cenário de retração na economia, a pesquisa evidenciou também que as pessoas não se sentem mais estimuladas a largar mão dos planos que eles firmaram nos anos anteriores. Apesar da maioria não ter conseguido realizar o sonho de adquirir a casa própria, uma parcela considerável ainda crê que é capaz de concretizar esse sonho.
Um dado interessante é que essa pesquisa também mostra que mesmo aquelas pessoas que não possuíam condições financeiras para comprar o próprio imóvel pararam de satisfazer algumas pequenas vontades como comprar um computador, móveis, carro, eletrônicos, eletrodomésticos, tudo a fim de ter condições de alcançar o mais rapidamente possível o tão almejado sonho da casa própria.
Para lograr esse intento, diversas pessoas irão adotar diferentes estratégias e uma boa parte deles buscam enxugar as despesas e cortar gastos, enquanto que outra parcela intenciona efetuar um financiamento.
Cerca de 81% dos brasileiros, conforme enuncia esse estudo, crê que o Brasil vive um momento de crise. Destas, pouco mais da metade enxerga essa como a pior crise que experimentaram. Por conta disso, a esmagadora maioria resolver se conter e fazer uma rígida contenção de gastos no último ano que se passou.
O trabalhador brasileiro em geral, apesar de todas as dificuldades, tenta encontrar formas e meios de realizar os seus sonhos e alcançar as suas metas. Esse é um dos motivos que levam a economia informal ser tão grande. Isso porque uma parcela expressiva da população busca complementar a renda e fazer os famosos “bicos”, trabalhos informais que podem ser efetuados no tempo disponível.
Eles pesquisas as casas em Brasília no mercado, traçam objetivos e metas e se empenham arduamente, de todas as formas possíveis, criar condições de fazer esse sonho da casa própria se concretizar o quanto antes.
casas em Brasília
casas em Brasília
casas em Brasília
casas em Brasília
Como fazer um bom planejamento para concretizar o sonho da casa própria?
Como fazer um bom planejamento para concretizar o sonho da casa própria?
Antes de se falar das diferentes formas de pagamento para comprar a casa própria, é válido seguir alguns passos relevantes para atingir esse grande objetivo. Esses passos são essenciais para o planejamento e, consequentemente, a realização do sonho em questão.
Os passos são os seguintes:
· Faça os cálculos da quantia que precisa ser economizada
Faça os cálculos da quantia que precisa ser economizada
Ainda que o objetivo final seja de fato comprar o imóvel, é muito importante definir metas menores no decorrer dessa jornada. Uma das metas mais relevantes nesse sentido é determinar o quanto você precisa economizar. Atualmente, os bancos pedem cerca de 20% do valor total do bem para dar início ao financiamento.
Deseja guardar esse dinheiro aos poucos, poupando cerca de 30% da sua renda mensal? É uma ótima medida. Além de permitir viver guardar um dinheiro que poderá ser usado como entrada, o consumidor aprenderá a viver com uma renda menor, já que, futuramente, ao fazer o financiamento, seu orçamento estará comprometido com uma porcentagem similar.
· Não se esqueça de todos os custos e despesas
Não se esqueça de todos os custos e despesas
Tenha em mente que os custos de um financiamento são maiores do que o de um aluguel. Para se ter uma noção, uma parcela comum de financiamento fica em torno de 1% do valor do bem. Por outro lado, na locação, essa porcentagem é, em média, de cerca de 0,5%. Na compra do imóvel, há ainda os gastos com documentação, impostos e coisas do gênero.
Além disso, é preciso ter em mente que, além da porcentagem expressiva do orçamento comprometida com o financiamento, existem as despesas mensais que você tem normalmente com sua residência, como água, luz, internet, comida e assim por diante.
· Observe com cuidado e sinceridade sua condição financeira
Observe com cuidado e sinceridade sua condição financeira
Além de observar-se em geral as condições financeiras em geral, determinados perfis de público precisam ter um especial cuidado e atenção em seu planejamento. Se você acabou de entrar em um novo emprego, ainda não tem a estabilidade necessária e pode ter a chance de perder o emprego, ter que mudar de cidade e por aí vai.
Há ainda aqueles que acabaram de se casar. Eles precisam definir qual será o regime de matrimônio, que pesará bastante nesse processo, ainda mais se tendo em consideração o tempo longo que é a compra parcelada de um imóvel.
Além do financiamento, existe ainda o consórcio. Ele tem a vantagem de não exigir o pagamento de entrada. Contudo, é indicado para quem não tem pressa de comprar um imóvel, pois só poderá usufruir do bem após a quitação ou caso seja contemplado nos sorteios. É válido, de toda forma, consultar nas imobiliárias existentes as formas de pagamento possíveis.
Agora você entende por que o sonho da casa própria é bastante comum entre os brasileiros e, mais ainda, como fazer para alcançar esse sonho. Curta e compartilhe esse sonho em suas redes sociais!
Agora você entende por que o sonho da casa própria é bastante comum entre os brasileiros e, mais ainda, como fazer para alcançar esse sonho. Curta e compartilhe esse sonho em suas redes sociais!