A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu seis grileiros na Colônia Agrícola Sucupira, localizada na região administrativa do Riacho Fundo, neste domingo (9). Os envolvidos foram detidos e vão responder pelos crimes de parcelamento irregular do solo, esbulho possessório (que é a ação física de invadir um terreno alheio para impedir o uso do bem pelo possuidor) e alteração de local protegido. As penas somadas podem chegar a mais de 8 anos de reclusão.
A Polícia Civil também apreendeu no local ferramentas e máquinas utilizadas pelos criminosos para o parcelamento irregular do solo. A Secretaria DF Legal (Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do DF) realizou a apreensão de madeiras que seriam utilizadas para cercar a área e multou o responsável.
Segundo a Cepema (Coordenação Especial de Proteção ao Meio Ambiente, à Ordem Urbanística e o Animal), os grileiros agora tentam realizar as ações aos domingos e feriados para tentar driblar a fiscalização.
A operação foi conduzida pela Delegacia de Combate à Ocupação Irregular do Solo e aos Crimes contra a Ordem Urbanística e o Meio Ambiente, subordinada à Cepema.
A ação contou com o apoio da 29ª Delegacia de Polícia, do Batalhão de Polícia Ambiental e da Secretaria DF Legal.