Segundo profissionais de saúde, o problema da falta de higiene nos alimentos é crônico, mas se agravou ao longo do último mês
Larvas, insetos e até mesmo pelos têm sido encontrados nas refeições oferecidas no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), uma das principais unidades da rede pública da capital.
Segundo profissionais de saúde, os flagrantes indigestos e nada saudáveis começaram a aumentar há, aproximadamente, um mês.
Na segunda-feira (25/4), ao receber um prato de comida, um profissional da saúde foi surpreendido por larvas na refeição.
Há duas semanas, outros profissionais da saúde do DF registraram uma grande larva dentro de um pão e um pelo em uma sobremesa. Há cerca de um mês, um inseto saltou de uma salada servida no HBDF.
Os episódios recorrentes despertaram a indignação dos profissionais. O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF) divulgou nota de repudio.
“Vamos cobrar a solução desse problema. Não é justo que os colaboradores passem por isso”, afirmou Josy Jacob, diretora do Sindate.
O sindicato apresentou denúncia na Ouvidoria do DF e na Vigilância Sanitária. Diante dos episódios recorrentes, muitos profissionais deixaram de pegar as refeições do hospital, passando a levar marmitas ou comer fora.
De acordo com os profissionais de saúde, a situação também coloca em risco os pacientes, pois a cozinha do Hospital de Base produz alimentos para os colaboradores, assim como para as pessoas internadas.
O Metrópoles entrou em contato com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), responsável pelo HBDF. Em nota, a instituição afirmou que vai apurar as denúncias e também fará uma pesquisa de satisfação.
O Iges-DF destacou que a alimentação é fornecida por empresa terceirizada. O instituto garantiu que o contrato exige padrões sanitários rigorosos.
Leia a nota completa:
“Cumpre salientar que as refeições fornecidas aos colaboradores alocados no Hospital de Base de Brasília/DF, bem como as fornecidas aos pacientes e acompanhantes são todas preparadas e distribuídas pela empresa terceirizada SALUTAR ALIMENTAÇÃO E SERVIÇOS LTDA., por meio do Contrato nº 058/2021 – IGESDF, decorrente do processo SEI nº 04016-00020503/2020-35, em que se moveu o processo de Seleção de Fornecedores, na modalidade de Mercado de Digital, cujo Ato Convocatório é o nº 160/2020, destinado à contratação de empresa especializada no fornecimento ininterrupto de Alimentação Hospitalar especialmente preparada para pacientes, respectivos acompanhantes legalmente instituídos e colaboradores autorizados das Unidade de Saúde do IGESDF.
Ressalta-se que é exigido da empresa contratada o preparo dos alimentos seguindo todos os padrões sanitários, esses rigorosos, visando sempre garantir a qualidade da matéria prima utilizada e consequentemente das refeições produzidas, sendo tais medidas obrigações contratuais.
Relevante informar que o IGESDF conta com o Núcleo de Nutrição e Produção com atribuição específica para acompanhar a produção das refeições, o que é realizado por Nutricionistas e Técnicos de Nutrição, todos devidamente registrados no conselho de classe, e exige, de sua prestadora de serviços, o cumprimento de todos os requisitos dispostos no Contrato de Prestação de Serviços de referência, para que sejam integralmente atendidos. Além disso, sempre que qualquer item está fora dos padrões, a empresa é formalmente notificada e penalizada conforme previsões contratuais.
Importante informar que, como medida de melhoria o Núcleo de Nutrição e Produção, irá implementar a pesquisa de satisfação dos usuários para verificação da satisfação das refeições ofertadas no Hospital de Base.
Frisa-se que a preocupação com a saúde e bem-estar de nossos colaboradores é primordial e estamos empenhados a tomar todas as medidas cabíveis, no menor tempo possível, após a devida apuração da denúncia realizada, sempre em respeito ao devido processo legal administrativo, ao contraditório e a ampla-defesa.”