Nessa aventura, Pamela e o seu companheiro francês Rémy já visitaram 11 estados brasileiros dentro de uma Kombi de 1982
Uma das maneiras que as pessoas estão encontrando para explorar diversos destinos de forma econômica é por meio de uma casa móvel, como motorhome ou trailer. É o caso da brasiliense Pamela Araújo, que viaja o Brasil a bordo de uma kombi com o companheiro francês, Rémy. Ao todo, os dois já visitaram 11 estados e pretendem conhecer ainda mais as belezas do mundo.
Em uma página do Instagram (@kombi.capivara), o casal documenta toda a rotina de viagens que realizam dentro de uma Kombi de 1982, comprada em São Paulo e que, aos poucos, foi adaptada para que se tornasse uma casa acolhedora. Ao Metrópoles, Pamela conta detalhes dessa história e encoraja quem deseja se aventurar em quatro rodas.
Em 2016, Pamela, já formada em arquitetura no Brasil, decidiu fazer mestrado em urbanismo na cidade de Montpellier, no sul da França. Ela já conhecia o país. “Em uma viagem, visitei a França e gostei. Como queria ter uma experiência fora do país, decidi estudar urbanismo lá”, relembra.
Durante a formação, Pamela teve que fazer um estágio e acabou conhecendo Rémy, também arquiteto, na empresa em que trabalhava. Foi, com perdão do clichê, amor à primeira vista — e eles vivem juntos até hoje.
“Rémy era meu colega de trabalho e sempre me ajudou com o vocabulário francês e arquitetônico, que é muito diferente do brasileiro. Ele era muito gente boa. Então, acabamos ficando”, relata.
Com o isolamento social e o mundo em quarentena por conta da pandemia, Pamela e Rémy conversaram sobre uma ideia que tiveram no passado: viajar pela América do Sul. Segundo a arquiteta, os planos para realizar esse desejo começaram em 2020.
“Decidimos organizar as coisas para viajar pelo Brasil. Então, arrumamos tudo e guardamos dinheiro”. Pamela completa: “Saímos do trabalho no final de 2021 e, em 2022, viemos para o Brasil”.
A ideia da kombi surgiu porque eles não queriam ser mochileiros. O casal optou por utilizar esse tipo de transporte para viajar. Afinal, a kombi tem maior custo benefício e ainda possui espaço para ter um ateliê de pintura, já que Pamela também é artista visual e divulga suas obras no Instagram (@pamelararaujo).
Pamela e Rémy começaram a explorar o Brasil partindo de São Paulo, onde compraram a kombi. Até agora, o casal visitou 11 estados – Goiás, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Pará, Amazonas e Brasília, incluindo São Paulo. Para eles, a experiência está sendo incrível.
“Já nos adaptamos à vida nômade e gostamos de estar sempre em movimento. As pessoas que encontramos é a parte mais preciosa da viagem. Tem muitos viajantes pela estrada é bem legal criar conexões com eles”, conta Pamela. Ela ressalta que o sertão alagoano foi o lugar que mais chamou a atenção. “Fomos embora chorando”, brinca.
Apesar dos momentos mágicos que vivenciam durante as viagens, o casal passou por poucas e boas na estrada. De kombi quebrada a chuvas intensas, já enfrentaram alguns obstáculos que os deixaram à deriva.
“Uma vez estávamos saindo da Chapada Diamantina e a kombi deu pane na estrada porque a água esquentou muito. Também passamos por estradas quebradas, falta de gás e até Covid-19 tivemos”. O casal nunca enfrentou problemas de segurança, como roubos ou assaltos.
Atualmente, o casal está viajando pelo Rio de Janeiro e pretende chegar a Minas Gerais. Como já visitaram os lugares que mais queriam, Pamela e Rémy almejam outro país.
“Estamos planejando ir para a Argentina e, chegando lá, vamos decidir se continuamos a viagem pela América do Sul. No geral, ainda temos esse ano de 2023 para percorrer por muitos lugares”, revela a arquiteta.
Questionada sobre o contato com a família, Pamela conta que faz ligações e videochamadas periodicamente para os pais, Roxane e Hélio, e para as irmãs, Júlia e Bianca. “Como estou no Brasil agora, é um pouco mais fácil ter contato com a minha família. Por conta dessa rotina, temos mais tempo livre para nos comunicar”, comenta.
Para aqueles que desejam viajar pelo Brasil de kombi (ou carro), Pamela recomenda planejar tudo com antecedência. Além disso, acreditar na ideia pode fazer toda a diferença.
“Encontramos muitas pessoas que falam que é o sonho delas viajar o Brasil. Também já foi o nosso. Tudo é possível se você organizar, planejar e, principalmente, acreditar. Com o tempo a gente vai se acostumando e as coisas começam a fluir naturalmente”, conclui.