Depois de Ieda Leal, do Movimento Negro Unificado (MNU), o coordenador da equipe de Transição do presidente eleito Lula (PT), o vice Geraldo Alckmin (PSB), convocou mais uma goiana: Nádia Beatriz Martins Garcia Pereira, secretária nacional da juventude do PT. A terceira convidada seria Ludhmila Hajjar, médica cotada para o Ministério da Saúde. O nome dela, contudo, ainda não foi confirmado para o grupo de Saúde.
Mulher negra – assim como Ieda , que foi chamada para o eixo de Igualdade Racial -, Nádia afirma que as convocações de Lula dão o tom de como será o próximo governo. “Mostra quem nosso governo vai servir. Mulheres, negros, LGTBQIA+, jovens e outras minorias”, revela a escalada para o eixo da Juventude.
Além dela, o colegiado é composto por: Bruna Chaves Brelaz (AM) – Presidenta da União Nacional dos Estudantes; Gabriel Medeiros de Miranda (RN) – Coordenador do NAPP Juventude da Fundação Perseu Abramo; Jiberlandio Miranda Santana (ES) – Presidente Nacional da Juventude do PSB; Kelly dos Santos Araújo (MA) – Secretária Nacional de Estrutura e Planejamento da Juventude do PT; Marcus Vinícius Barão Rocha (RJ) – Presidente do Conselho Nacional de Juventude; Nilson Florentino Júnior (RN) – Secretário Nacional Adjuno da Juventude do PT; Sabrina Santos (SP) – União de núcleos, associações dos moradores de Heliópolis e região (UNAS); e Tiago Augusto Morbach (RS) – Presidente da União da Juventude Socialista.
Vale citar, nestas eleições, Nádia Garcia já atuou na campanha do presidente eleito – justamente neste segmento. Ela participou da elaboração do programa de governo para a juventude. “Então, em conversa com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, definimos a coordenação do grupo de trabalho da Juventude. Foi tudo bem conversado e fizemos uma lista de nomes elaborados junto com entidades nacionais.”
Também participante do diretório estadual do PT, ela reforça a importância de dar atenção a este eixo, visto a multiplicidade dos jovens brasileiros: negros, periféricos, partidários, culturais e mais. “Então, a meta é trazer de volta a juventude para o centro do debate. Sofremos 4 anos com a redução do setor, que perdeu mais de 90%. Queremos a volta das políticas públicas para os próximos 4 anos”, arremata.
CONFIRA A EQUIPE ATÉ O MOMENTO:
Coordenação executiva
Floriano Pesaro, ex-deputado federal;
Coordenação de articulação política
Gleisi Hoffman, presidente nacional do PT
Coordenação de grupos técnicos
Aloizio Mercadante, um dos fundadores do PT
Coordenação de organização da posse
Rosângela Silva, a Janja, esposa de Lula, futura primeira-dama e socióloga
GRUPOS TÉCNICOS:
Assistência social
Simone Tebet (MDB);
Márcia Lopes, assistente social e professora;
Tereza Campello, economista;
André Quintão, deputado estadual.
Cidades e Habitação
Guilherme Boulos, deputado federal eleito (PSOL);
Márcio França (PSB), ex-governador de São Paulo;
Ermínia Maricato, arquiteta e urbanista;
Evanise Lopes Rodrigues, mestre em urbanismo;
Geraldo Magela, ex-deputado federal;
Inês Magalhães, ex-ministra das Cidades;
João Campos (PSB), prefeito de Recife;
José de Filippi (PT), prefeito de Diadema;
Maria Fernanda Ramos Coelho, ex-presidente da Caixa;
Nabil Bonduki, urbanista e professor da FAU-USP;
Rodrigo Neves, ex-prefeito de Niterói
Comunicações
Paulo Bernardo, ex-ministro das Comunicações;
Jorge Bittar, ex-deputado federal;
Cezar Alvarez, ex-secretário do Ministério de Comunicações;
Alessandra Orofino, especialista em economia e direitos humanos formada na Universidade de Columbia.