O projeto que institui a homenagem (PL 4.028/2019) foi aprovado na quinta-feira (18/11), pela Comissão de Educação (CE) e segue para análise da Câmara dos Deputados
A data de 13 de agosto poderá tornar-se "Dia Nacional de Santa Dulce dos Pobres" em homenagem à Irmã Dulce. O projeto que institui a homenagem (PL 4.028/2019) foi aprovado na quinta-feira (18), pela Comissão de Educação (CE) e segue para análise da Câmara dos Deputados.
Inicialmente o projeto previa que a homenagem à Irmã Dulce fosse um feriado nacional. Mas buscando evitar impactos econômicos e dificuldades na aprovação da iniciativa, o autor da iniciativa, Angelo Coronel (PSD-BA), propôs eliminar o feriado, tornando o 13 de agosto como o Dia Nacional da Santa Dulce dos Pobres.
A data foi escolhida porque 13 de agosto já é tradicionalmente um dia de homenagens à Irmã Dulce por todo o estado da Bahia. A proposta de um "Dia de Santa Dulce dos Pobres' agora precisa ser analisada na Câmara dos Deputados e, se aprovada, precisa de sanção presidencial para entrar em vigor.
Irmã Dulce foi canonizada em outubro de 2019, 27 anos após a sua morte, e é a primeira santa genuinamente brasileira. Conhecida como "Anjo Bom da Bahia", Santa Dulce dos Pobres tem o dia comemorado em 13 de agosto. Inicialmente, o dia 13 de março foi escolhido por ser o dia da morte da religiosa. Porém, o relator do projeto na Comissão da Educação, o senador Flávio Arns (Podemos-PR), ressaltou que esse 13 de agosto já é tradicionalmente voltado à lembrança de Irmã Dulce na Bahia.