O sargento Silas, lotado no 16° BPM (Formosa), estava de férias na praia do Caju, em Palmas, Tocantins.
Momento em que algumas crianças que brincavam na água, deixaram a bola cair além da área delimitada e um turista, parente das meninas que ali brincavam, pulou na água para pegar a bola.
Porém, ela já estava a cerca de 15 metros além da área de segurança, onde a profundidade é por volta de oito metros. O rapaz não conseguiu alcançar a bola e tentou voltar, mas já estava cansado e começou a gritar por socorro.
Como não tinha salva vidas na praia, o policial militar, sem exitar, pulou na água pra socorrer o jovem da morte iminente pois, quando se aproximou dele, já tinha começado a afundar.
O sargento Silas mergulhou aproximadamente por dois metros, resgatou a vítima que já estava perdendo os sentidos e o levou pra margem do rio.
O militar realizou os procedimentos de primeiros socorros adequados ao seu caso, onde o banhista retomou a consciência e, em seguida, acionou o Corpo de Bombeiros Militar, a fim de dar seguimento ao atendimento de emergência, cuja equipe foi comandada pelo sargento BMTO Bittencourt.
O sargento Silas foi aplaudido e elogiado por todas as pessoas que estavam no local.
Mais uma vez, a gloriosa PMGO foi reconhecida além das suas fronteiras.
PM/GO