Veja o vídeo do resgate no local do acidente
O piloto goiano Josilei Albino de Freitas, de 51 anos, sobreviveu à queda de um helicóptero na selva amazônica, no interior do estado do Amapá. O engenheiro da Funai José Francisco Vieira e o mecânico Gabriel Assis também estavam a bordo para entregar suprimentos aos povos indígenas. O acidente ocorreu no dia 16 de agosto.
De acordo com o piloto, a queda durou cerca de sete minutos. Josilei disse que quando percebeu o problema na aeronave procurou um local para pousar, mas não encontrou e seguiu o rio como guia para se localizar. O piloto relatou que o helicóptero caiu em cima de duas árvores que amorteceram a queda.
Após três dias de busca na região, uma equipe escutou um pedido de socorro através do rádio e acionou a Força Aérea Brasileira (FAB) para o resgate. Josilei destacou que sempre usava o rádio no mesmo horário para pedir ajuda. O grupo sobreviveu aos três dias na selva com o auxílio de barracas e alimentos que tinham no helicóptero.
O mecânico Gabriel ainda desceu o rio em cima de um colchão no intuito de encontrar uma civilização. Durante os dias em que estiveram na selva, não choveu nenhum dia e os homens não encontraram nenhum animal grande. As equipes de busca também resgataram com vida o mecânico que desceu o rio e o engenheiro da Funai.
Segundo Josilei, o que fez com que ele sobrevivesse e tentasse se comunicar para pedir ajuda era pensar na vontade de voltar para casa. O piloto, que tem 25 anos de experiência, recebeu os primeiros socorros e voltou para casa em Valparaíso de Goiás, no entorno do Distrito Federal.