Até o momento, o fogo destruiu 8 mil hectares de vegetação, equivalentes a 8 mil campos de futebol
O Parque Estadual Águas do Paraíso está fechado por causa do incêndio que atinge a Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto, na região da Chapada dos Veadeiros. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo está concentrado no Rio dos Couros e no limite da Serra do Segredo.
Ao Mais Goiás, o capitão dos Bombeiros Luíz Antônio Dias informou que o Parque Águas do Paraíso precisou ser fechado nesta terça-feira (14) e continuará fechado nesta quarta (15). Até o momento, o fogo destruiu 8 mil hectares de vegetação, extensão equivalente a 8 mil campos de futebol.
“O Rio dos Couros é o limite entre a APA e o Parque, então o fogo ainda não invadiu o Águas do Paraíso. O incêndio está concentrado de fora dos dois Parques, tanto de Águas do Paraíso, como da Chapada dos Veadeiros”, explicou.
Ainda segundo o capitão, existem aproximadamente 20 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Além deles, estão presentes também 45 bombeiros militares. Segundo o militar, a expectativa é debelar o fogo ainda nesta quarta-feira (15).
“Estamos trabalhando em três frentes distintas, com tropas a pé e com três air tractors (aviões) fazendo lançamento de água. A esperança é de que a gente consiga debelar grande parte do fogo ainda no dia de hoje, a depender das condições climáticas”, afirmou Luíz Antônio.
O incêndio, originado por ação humana, teve início dentro do Parque da Chapada dos Veadeiros, no Vale da Lua, na tarde do último domingo (12). Devido ao tempo seco e quente, o fogo se espalhou rapidamente e atingiu também a Serra do Segredo, a cerca de 20 km do primeiro ponto de chamas.