Aplicação faz parte de um plano da multinacional para aumentar a capacidade produtiva de sementes de soja e milho
Marino Colpo: “Somamos um total de R$ 464 milhões em pedidos firmes não faturados, um recorde para um terceiro trimestre”
A Boa Safra anunciou nesta segunda-feira, 17, os planos de investimento e produção para 2023. Só este ano, serão aportados R$ 107 milhões para ampliar a capacidade instalada de produção de sementes de soja. A meta é encerrar 2023 com capacidade produtiva de 240 mil big bags, um aumento de 20% em relação a 2022, e com perspectiva de chegar a 360 mil até 2027.
Parte desses R$ 107 milhões será destinada à construção do terceiro Centro de Distribuição da empresa fora de Goiás, que será em Paraíso, no Tocantins, inaugurando a presença da Boa Safra na região norte do país.
Já para a Bestway Seeds, braço de sementes de milho da companhia, a projeção é aumentar a capacidade instalada para 132 mil big bags nos próximos 5 anos. A empresa chegou ao final de 2022 com uma produção de 13,3 mil big bags. Só para este ano, a previsão é de um investimento na ordem de R$ 45 milhões.
“Estamos animados com as perspectivas do mercado e por isso prevemos um investimento total de mais de R$150 milhões em nossas capacidades produtivas. Temos certeza de que o mercado vai responder à nossa expectativa”, afirmou Marino Colpo, CEO da Boa Safra, durante evento para investidores, na B3, em São Paulo.
O executivo reforçou ainda os planos da empresa em diversificar os investimentos em outras culturas, com foco em trigo e sorgo. Hoje, a Boa Safra tem em seu portfólio quatro produtos: soja, milho, feijão e forrageiras, esta última anunciada em março. Ainda segundo Colpo, a empresa está aberta a novas possibilidades de M&A. “Estamos atentos às oportunidades. Acreditamos que, com juros altos, seja um bom momento para realizar fusões e aquisições, desde que a empresa tenha sinergia com a nossa organização e negócio”, comentou.
O setor de insumos, onde a Boa Safra está inserida, é o que mais cresce dentro do agronegócio. De 2010 para 2022, a área plantada de soja no Brasil quase dobrou, crescendo de 24 milhões de hectares para 43 milhões. E a demanda por sementes tecnológicas com alto grau de germinação também aumentou. “Sem perder o foco na soja, que é o nosso carro-chefe, a Boa Safra trabalha sempre pensando em variar as fontes de renda, diversificando o negócio”, explica Felipe Marques, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da companhia.
Dois anos depois do IPO, a companhia conseguiu ampliar o market share de 5,7% (2020) para 7,4 (2022), teve um aumento de 150% de lucro e expandiu a presença para quatro estados brasileiros com a construção de mais quatro instalações. “Nos próximos cinco anos vamos estender ainda mais a nossa atuação no mercado, apostando em Tocantins,Maranhão, Piauí e Bahia, que estão em forte crescimento agrícola”, finaliza Colpo.
A Boa Safra é líder na produção de sementes de soja no Brasil. Fundada em 2009, é comprometida com a excelência e investe em tecnologia de ponta e infraestrutura inovadora para entregar produtos de alta qualidade aos agricultores, com uma capacidade de vigor e germinação acima da média do mercado. A companhia entrou na Bolsa de Valores em abril de 2021 com o objetivo de promover a expansão dos negócios. Com o valor levantado, iniciou a construção e expansão das Unidades de Beneficiamento de Sementes de Cabeceiras/GO, Buritis/MG, Jaborandi/BA e Primavera do Leste/MT, e os centros de distribuição de Sorriso/MT e Balsas/MA. O plano de médio-longo prazo é ter instalações nas principais regiões do Brasil, ajudando a Boa Safra a se manter próxima dos grandes polos produtores de soja do país.
A Boa Safra sempre está olhando para o futuro, mas faz questão de preservar a sua essência e os valores que os levaram até aqui. É uma empresa que acredita em relações baseadas em confiança. Foi assim que construiu parcerias duradouras com os agricultores e com os canais de distribuição, e que levamos o Brasil todo a plantar conosco.
Somos simples e sabemos que nossa força vem do nosso time. Gostamos de gente que expressa suas opiniões, toma decisões e lidera mudanças. Gente que vai lá e faz! Gente que sente orgulho em pertencer. Somos uma empresa jovem, moderna e ágil e, mesmo com nosso forte crescimento, fazemos questão de manter esse espírito. Somos apaixonados por inovação e tecnologia. Temos certeza de que para ser protagonista é preciso estar sempre pensando lá na frente. Somos a Boa Safra e em pouco mais de uma década de existência já construímos uma baita história!