Concentrado de hemácias que precisa ser armazenado em baixa temperatura acabou sendo inutilizado após problema com o freezer
O ambulatório do Hospital de Base perdeu 120 bolsas de sangue após uma queda de energia atingir o setor onde o estoque fica armazenado. De acordo com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), que comanda a unidade, o freezer parou de funcionar, o que causou oscilação na temperatura e a perda do insumo.
O caso ocorreu entre os dias 17 e 18 de setembro e representa quase o total do que a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) consegue de doação em um dia inteiro. Conforme informou a entidade, desde 23 de setembro até 1º de outubro, a média foi de 132 bolsas coletadas a cada 24 horas.
Uma bolsa doada tem cerca de 460 ml e, após a coleta, o sangue é fracionado em quatro partes. Um deles é o concentrado de hemácias, que precisa ser armazenado em baixa temperatura. Com o problema no freezer, essa divisão do sangue acabou sendo perdida.
Informado do ocorrido, o Hemocentro conseguiu a reposição imediata dos componentes perdidos. De acordo com o Iges-DF, trata-se de “um evento isolado e o problema foi resolvido”, em um problema interno na energia da unidade de saúde.
O Hemocentro, no entanto, informou ter havido outros três registros de perda de concentrados de hemácias no Hospital de Base em 2020. “Esses três casos ocorreram entre fevereiro e julho de 2020, que totalizaram 82 bolsas perdidas”, assinalou, em nota.