Medida é para "aplicação segura", afirma instituto responsável pelo exame, marcado para ter o primeiro dia de aplicação neste domingo
Os portões dos locais de prova do Enem serão abertos às 11h30. O horário foi antecipado (em geral, é marcado para às 12h) como uma das medidas de segurança adotada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em decorrência da pandemia de Covid-19.
A Defensoria Pública da União (DPU) pediu nesta sexta-feira o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) à Justiça Federal da 3ª Região, devido ao aumentos de casos da Covid-19.
Já a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, além de outras 44 entidades científicas, publicaram uma carta aberta na última sexta-feira pedindo o adiamento do Enem.
No documento, que é endereçado ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, os cientistas argumentam que as medidas de segurança apresentadas pelo Inep para evitar a infecção pela Covid-19 não são suficientes para garantir a segurança da população brasileira, “num momento de visível agravamento da pandemia no país”, diz o texto.
As provas estão marcadas para começarem a ser aplicadas neste domingo e no próximo (versão impressa). Nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, será a vez da versão digital. São 5,7 milhões de inscritos.
“Também foram estabelecidas regras específicas para reduzir aglomerações nos locais de prova, durante a aplicação. Os protocolos relacionados à Covid-19 foram definidos em conjunto entre o Inep e as empresas contratadas para a aplicação do exame, com base nas principais diretrizes do Ministério da Saúde e de outros órgãos e entidades de referência”, diz o Inep.
Abertura dos portões
11h30
Fechamento dos portões
13h00
Início das provas
13h30
Término das provas 1º dia
19h00
Término das provas 2º dia
18h30