Organização da Copa lamentou a morte de Gilvan Francisco de Jesus, de 62 anos, que estava inscrito na categoria Sub-65 na modalidade XCO e informou que será feita uma homenagem ao competidor
Gilvan Francisco de Jesus, de 62 anos, de Formosa-GO, estava inscrito na categoria Sub-65 na modalidade XCO. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um ciclista morreu e outro ficou gravemente ferido após sofrerem acidentes em Araxá, onde é realizada a 20ª Copa Internacional de Mountain Bike. O fato foi registrado na tarde desta quinta-feira (13/04), durante a realização da Clínica Técnica, uma espécie de último treino antes das provas, que começam nesta sexta.
Por meio de nota, a organização da competição lamentou a morte do competidor e informou que vai homenageá-lo durante as provas no fim de semana. Gilvan Francisco de Jesus, de 62 anos, era natural de Formosa-GO e estava inscrito na categoria Sub-65 na modalidade XCO (veja íntegra da nota abaixo).
O primeiro acidente envolveu um homem de 28 anos e ocorreu por volta das 13h30. A vítima, natural da Bahia, estava com sinais vitais, inconsciente e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros com ferimentos graves. Até a última atualização da reportagem, ele estava internado na UPA de Araxá.
O segundo ocorreu por volta das 14h45. O ciclista de 62 anos se acidentou. Um atleta e um integrante da organização que estavam ao lado do ciclista depois da queda, informaram que Gilvan continuou consciente e conversando. Durante o atendimento feito pelo resgate da Copa Internacional, ele teve a primeira parada cardiorrespiratória e foi reanimado.
O ciclista teve outra parada e foi usado um desfibrilador até a chegada do Corpo de Bombeiros que o levou à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Araxá, mas ele não resistiu. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal, onde passou por necropsia.
As ocorrências foram registradas durante a realização da Clínica Técnica, momento destinado para ajustes e reconhecimento da pista por parte dos pilotos e equipes. Os acidentes foram em pontos distintos da pista. Não foi informado se os pilotos cumpriram o protocolo da Clínica Técnica.
A Copa Internacional de Mountain Bike informa, com grande pesar, o falecimento do atleta Gilvan Francisco de Jesus, de 62 anos, na tarde desta quinta-feira (13). O competidor era da cidade de Formosa, Goiás, e estava inscrito na categoria Sub-65 na modalidade XCO.
Segundo relato de um atleta e de um integrante da organização que estavam ao seu lado depois da queda, Gilvan continuou consciente e conversando. O resgate da CIMTB foi acionado e durante o atendimento ele teve uma primeira parada cardiorrespiratória sendo reanimado. Logo depois, ele teve uma segunda parada cardiorrespiratória onde foi usado o DEA (desfibrilador) até a chegada do Corpo de Bombeiros que fez a remoção para a UPA da cidade.
De acordo com o socorrista responsável da organização, que fez o primeiro atendimento, foram seguidos todos os protocolos de resgate até a chegada do Corpo de Bombeiros, mas, infelizmente, sem sucesso.
A CIMTB lamenta profundamente a morte do atleta Gilvan e compartilha a dor de sua perda com familiares e amigos. O evento irá homenageá-lo neste final de semana durante programação.