Militares e cães do Corpo de Bombeiros de Goiás revezam no apoio às buscas por desaparecidos. Nos últimos dias, dois corpos e uma ossada foram encontradas
Acionados para apoiar nas buscas por desaparecidos após a tragédia em Brumadinho (MG), no dia 25 de janeiro, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) encontrou, nos últimos dias, dois corpos de vítimas e uma ossada. Tenente Thiago Wening, comandante do CBMGO, está em Brumadinho e explicou a situação.
“Dois bombeiros e dois cães farejadores vieram no dia 30 de março e permaneceram até o dia 11 de abril. Eu e outro bombeiro viemos no dia 11 com outros dois cães e vamos ficar até o dia 25 apoiando nesta fase mais técnica do desastre, onde o maquinário pesado revira os rejeitos e a lama, abrindo acesso para nós tentarmos encontrar alguém”, explica Wening.
O tenente diz que a escavação com maquinário é feita nos pontos de alta probabilidade de ter pessoas soterradas. Na última sexta-feira (12), após uma das máquinas abrir caminho, foi encontrada, a lataria de um caminhão modelo scania a aproximadamente seis metros com um corpo dentro.
“Através do serviço de inteligência, já sabíamos que um caminhão estava desaparecido com um trabalhador dentro. Nossa cadela farejou a área e localizou o corpo preso nas ferragens do veículo”, informou o tenente. Na última segunda-feira (15), outro corpo foi localizado.
“Nossos cães farejadores realizaram uma varredura em locais marcados pelo forte odor. Depois foi feita uma escavação e localizamos um segmento humano. A máquina de escavação continuou naquele perímetro e localizou um veículo soterrado com outro corpo”. Ainda no dia 15, uma ossada foi encontrada.
“Ontem fomos solicitados para fazer a varredura em outra área. Nossa cadela farejou o local e descobriu uma ossada, que foi recolhida para fazer a avaliação e identificação”, concluiu Wening.
O número de mortos na tragédia de Brumadinho chegou a 228. Seguem desaparecidas 48 pessoas. Operação de buscas do Corpo de Bombeiros entrou em seu 82º dia nesta terça-feira.
Solidariedade
Desde o mês de janeiro o CBMGO envia militares em apoio às operações em Brumadinho. O comandante da corporação, coronel Dewslon Adelino Mateus, disse que o deslocamento da equipe não prejudica os trabalhos em Goiás.
“Este deslocamento não prejudica a rotina dos bombeiros no Estado de Goiás. Neste momento, o que mais nos move é o sentimento de solidariedade”, explica o comandante.
Fonte: Mais Goiás