Ana Clara sofreu acidente enquanto estava com a babá e teve o cérebro afetado pela falta de oxigênio. Família arrecada doações para comprar remédios, fraldas e leite para alimentação enteral
A bebê de apenas 1 ano que se afogou em um balde com água, em Piraju (SP), recebeu alta do Hospital das Clínicas de Botucatu após ficar internada por 48 dias e passar por duas cirurgias. Contudo, como Ana Clara Silveira Andrade teve o cérebro afetado pela falta de oxigênio, ela continua inconsciente e com uma série de sequelas, como a falta de movimento.
De acordo com a família, a bebê teve que fazer uma traqueostomia para ajudá-la a respirar e uma gastrostomia para se alimentar por meio de uma sonda. Os movimentos foram perdidos e, segundo os médicos informaram aos pais, as sequelas serão para toda a vida.
Apesar disso, o pai Paulo Roberto Ramos Andrade comemorou o fato de que pôde levar sua filha de volta para Piraju na segunda-feira (16). Agora, a família vai manter os cuidados com a bebê dentro de casa.
"É bem melhor. Só dela estar aqui em casa já é uma grande vitória. Como eu sempre disse desde o começo, está nas mãos de Deus. Ele vai fazer o melhor para ela", afirma o pai.
Para a mãe, Alessandra Aparecida Silveira Andrade, Ana Clara é "uma guerreira" e "nasceu duas vezes, pois ficou praticamente uma hora morta".
"A gente espera a recuperação total dela. Pelos médicos, ela não vai mexer nunca, mas eu creio que Deus está preparando algo pra ela. Ele é o médico dos médicos, vamos confiar só nele", disse a mãe.
O metalúrgico também contou ao G1 que a esposa dele teve que pedir demissão do trabalho para tomar conta de Ana Clara. A família disse que recebeu alguns equipamentos do município, mas precisa de ajuda para comprar os medicamentos, fraldas e leite para alimentação enteral da menina.
"Nós estamos arrecadando leite pra ela, que não tem na farmácia. Eu consegui duas latas na assistência social, mas eram as únicas que tinham. Uma lata dá para dois dias, e é R$ 58 cada lata", explica Paulo.
Quem quiser contribuir com doações pode entrar em contato com a família pelo telefone (14) 99768-4976. Para o metalúrgico, o apoio dos moradores de Piraju tem sido essencial. Além das doações, Paulo contou que a comunidade tem feito grupos de oração para rezar pela bebê.
"Isso é muito importante. É bom saber que, entre tantas coisas ruins, há pessoas que ajudam da forma que podem. Independente de placas de igreja, estão todos em um propósito", declara.
Ana Clara Silveira Andrade foi internada no HC depois que sofreu um acidente doméstico enquanto estava com a babá, que tem uma espécie de creche na casa dela e toma conta de várias crianças em Piraju.
O pai da bebê contou que, por um descuido, a babá saiu para alimentar outra criança e a Ana Clara caiu dentro de um balde com água. Ela foi socorrida, mas chegou ao pronto-socorro da cidade com um quadro de parada cardiorrespiratória.
O médico que atendeu Ana Clara em Piraju disse ao G1 que ela ficou desacordada por cerca de 15 minutos até ser reanimada. Depois, ela foi transferida ao HC de Botucatu, onde ficou por quase um mês na UTI.
Segundo o pai de Ana Clara, o casal sempre deixou a filha com a babá. Ele disse que acidentes acontecem e que, no momento, não pretende tomar medidas em relação à profissional.
No entanto, ele afirmou que pediu ajuda para a mulher com os custos do tratamento da menina. O G1 não conseguiu contato com a babá.
Ana Clara completou 1 ano no hospital. A mãe dela contou ao G1 que estava planejando uma festa para celebrar os primeiros 12 meses de vida da filha no dia 25 de julho, tinha encomendado um enfeite de bolo e já estava pesquisando decorações com o tema da Minnie Mouse.
No entanto, a comemoração não aconteceu como a família planejava, já que houve o acidente no dia 29 de junho, e Alessandra teve que desmarcar as encomendas.
"Não deu para fazer nada porque só pode entrar uma pessoa por vez no quarto, mas não vai faltar oportunidade. Ainda vou fazer muitas festinhas pra ela, e vai recompensar todo o mês perdido", afirma Alessandra.