Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) convocam eleitores para protestos, fecham BRs e afirmam que só vão "liberar" quando Forças Armadas "tomarem conta"
Após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições, neste domingo (30/10), caminhoneiros apoiadores do presidente fecharam trechos de estradas no Mato Grosso. Outras lideranças da categoria se organizam para bloquear BRs em Minas Gerais, Bahia, Goiás e no Sul do país.
Os apoiadores do presidente derrotado nas urnas alegam não aceitar a vitória do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito com 50,90% dos votos válidos, e pedem por uma intervenção militar. “72 horas para o exército tomar conta [...] Não tem político nenhum que vai chegar perto de nós e só saímos da rua quando o Exército intervir. É o nosso futuro que está em jogo”, afirmou um dos integrantes do movimento em vídeo publicado na internet.
URGENTE!! Senhores, caminhoneiros por todo o País fechando rodovias federais e estaduais reivindicando artigo 142. pic.twitter.com/JzzmeShJuw
— Área Militar (@areamilitarof) October 31, 2022
Alguns caminhoneiros estão usando os próprios caminhões para bloquear as vias, outros estão queimando pneus. Os protestos são acompanhados do hino nacional, como trilha sonora, e manifestantes vestidos com a camisa do Brasil e a bandeira do país amarrada ao corpo. Eles também reivindicam o artigo 142 da Constituição Federal, que estabelece que as Forças Armadas "destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem".
Presidente está aquartelado , não recebe absolutamente ninguém nem atende ligações.
— Pedro Pôncio Ex MST (@ExMSTponcio) October 31, 2022
Caminhoneiros fechando o Brasil!
Lula já tem 58 milhões de opositores 🇧🇷🫡
De acordo com os caminhoneiros, eles “só voltarão para casa quando o exército tomar o Brasil”. Alguns integrantes da categoria estão usando as redes sociais para convocar eleitores de Bolsonaro para os protestos e, segundo alguns manifestantes no Twitter, representantes do agronegócio também estão aderindo à paralisação. “Ou lutamos agora ou perderemos o Brasil para o resto da vida”, disse um bolsonarista em vídeo.
Parabéns aos caminhoneiros e o verdadeiros brasileiros ainda dá tempo de salvar o Brasil desobediência cível já..142 pic.twitter.com/Ycq585EKJE
— Every Carlos (@EveryCarlos) October 31, 2022
Convoco todos os amigos Bolsonarista a fazer o maior protesto da história desse país, vamos parar tudo.
— Gabriel Carapecov (@BielCarapecov22) October 31, 2022
Milhões de pessoas devem tomar as ruas, não vamos aceitar esse golpe.https://t.co/ATeRtIxsWt
Caminhoneiros exigem novas eleições auditadas. Estão parando o Brasil pic.twitter.com/I9UDZDED40
— Eni Aquino (@ENIAQUINO) October 31, 2022