Decisão foi motivada pelo aumento do relato de casos de queimaduras nas córneas por causa do uso desse tipo de produto
Anvisa proíbe comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de uma série de produtos para cabelos, como a Pomada Modeladora Master Fix Cristal Ser Mulher, recolhida pelo Procon-PE - FOTO: PROCON-PE/DIVULGAÇÃO
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (#Anvisa) informou nesta sexta-feira (10/2) que proibiu a comercialização de pomadas para modelagem e tranças e cabelos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu, nesta sexta-feira (10), a venda de todas as pomadas usadas para modelar e trançar cabelos.
Foi o uso de uma pomada para trançar cabelos que deixou a psicóloga Jaqueline de Jesus sem conseguir abrir um dos olhos.
“Eu estava em uma reunião em Brasília e, na pressa, eu precisei colocar a pomada para arrumar um pouco o cabelo. Arrumei aqui na frente e choveu. Provavelmente, eu devo ter posto, tocado no produto, e colocado no olho direito. Foi realmente desesperador, muita dor. É difícil até para andar”, relembra.
Jaqueline foi parar no hospital com uma lesão na córnea. O tratamento com colírio antibiótico durou 20 dias.
Segundo a nota, até que as investigações sejam concluídas e a medida preventiva esteja em vigor, nenhuma remessa desses produtos pode ser vendida ou utilizada por consumidores e profissionais da beleza.
“Enquanto a medida estiver em vigor, nenhuma remessa de nenhum destes produtos pode ser comercializada e não deve ser utilizada por consumidores e profissionais da beleza”, diz o texto distribuído pela agência.
"A decisão é válida até que as investigações de irritação ocular sejam concluídas", continua.
A Anvisa informa ainda que os mesmos lotes comprados antes das medidas não podem ser usados. E também publicou uma série de medidas que devem ser adotadas para quem já tem as pomadas, sejam profissionais ou consumidores.
“Dava para ver, na máquina, o produto ainda na córnea. A pomada, mesmo em pouca quantidade, se concentrou por alguma razão na córnea, causando uma lesão”, destaca.
Com o carnaval chegando e o aumento da procura por esses penteados, o número de casos tem se tornado cada vez mais frequente. Só na cidade do Rio de Janeiro, entre o Natal e a semana passada, os hospitais do município registraram 468 atendimentos - todos eles relacionados a queimaduras nas córneas por causa do uso de pomadas modeladoras.
Com o relato de tantos casos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou, nesta sexta, de forma preventiva, que todas as pomadas para modelar e trançar cabelos estão com a comercialização proibida e que, mesmo produtos comprados anteriormente e guardados em casa ou em salões de beleza, não devem ser utilizados neste momento.
Segundo a Anvisa, os principais sintomas são: