Crise convulsiva evoluiu rapidamente para uma parada cardiorrespiratória
Um adolescente de 13 anos morreu durante uma excursão escolar na tarde desse sábado (4), em Dores de Campos, região Central de Minas Gerais. O garoto estava com um grupo de crianças retornando do passeio, na Serra de São José, quando sofreu uma parada cardiorrespiratória. O local fica entre Tiradentes e São João del-Rei.
De acordo com os bombeiros, o adolescente começou a se sentir mal e acabou sofrendo uma crise convulsiva. O quadro dele logo evoluiu para uma parada cardiorrespiratória, e os monitores da excursão acionaram o Corpo de Bombeiros e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
As equipes dos bombeiros de São João del-Rei fizeram os protocolos de reanimação, no entanto, ele não respondeu às tentativas. Pela trilha, os militares o levaram para a USA (Unidade de Suporte Avançado) do Samu. Nesse momento, uma médica constatou que o menino tinha vindo à óbito.
“O monitor do passeio nos informou que o garoto se sentiu mal enquanto o grupo retornava. Os responsáveis realizaram manobras de reanimação até a chegada dos socorristas, que deram sequência aos procedimentos”, disse sargento Alex, chefe da guarnição do Corpo de Bombeiros que atendeu a ocorrência.
Sobre as causas do ocorrido, o sargento disse: “Dada a situação delicada, não nos foi possível averiguar se havia algum histórico clínico que favorecesse tal situação”.