Dois deles eram menores de idade, um envelope com grande quantia foi recuperado pela PM
Três funcionários de um supermercado, localizado na cidade de Posse-GO, região nordeste do Estado, foram presos acusados de furto qualificado, no último sábado (29/04). De acordo com a PM, o dono do estabelecimento denunciou os acusados, após notar o furto contínuo de envelopes com alta quantia em espécie, que era depositado em um cofre com abertura na parede.
Os indivíduos utilizavam um utensílio doméstico para pescar os envelopes com o dinheiro. Ao serem abordados, os acusados confessaram o crime. Diante dos fatos, os envolvidos foram conduzidos até à Delegacia de Polícia Civil, após a confecção do relatório médico, o Delegado plantonista deliberou pela prisão em flagrante do indivíduo maior de idade, contra os menores fora lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência, sem efeito legal de prisão, os dois foram liberados aos seus responsáveis.
Furto qualificado é o crime de retirar um bem de uma pessoa, isto é, pegar para si algo que é outra pessoa. É qualificado porque a forma como é praticado faz com que o crime seja mais grave.
No furto qualificado as penas são mais graves do que o furto comum (furto simples). A pena pelo crime é decidida de acordo com as condições do caso e podem variar entre 2 e 8 anos.
O furto qualificado é previsto no artigo 155 do Código Penal: "Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel".
Quando um furto é qualificado?
O furto é considerado qualificado quando é praticado em uma dessas situações agravantes:
1. Destruição ou rompimento de um obstáculo
Isso acontece quando, para conseguir fazer um furto, o criminoso destrói algum obstáculo que existia justamente para evitar o furto.
Exemplo: um ladrão que quebra a grade de proteção de uma janela para entrar em uma residência.
2. Abuso de confiança ou fraude
O furto também é qualificado quando o criminoso tira proveito de uma situação de confiança com a vítima ou quando pratica uma fraude.
Exemplo: um empregado que trabalha em uma casa e na ausência dos patrões furta objetos pessoais da família.
3. Uso de chave falsa
Essa situação acontece quando o criminoso usa uma chave falsa (ou outro instrumento parecido) para conseguir fazer o furto.
Exemplo: usar uma chave comum para conseguir abrir um cofre e retirar o dinheiro guardado.
4. Duas ou mais pessoas
Um furto também é qualificado quando duas ou mais pessoas participam da ação criminosa. É chamado de concurso de pessoas.
Exemplo: grupo de pessoas que quebra um vidro para furtar um carro estacionado na rua.
O 16º BPM conta com o disque denúncia, pelo telefone (61) 9 9982-7189, sua identidade será preservada! Você também poderá realizar sua denúncia, através do site: https://formosasegura.top/denuncias-16bpmgo