Funcionários comissionados e de empresas terceirizadas teriam cobrado taxas de ambulante pela ocupação do espaço na praça de alimentação do evento, apesar da prefeitura abrir mão da cobrança
Vereadores de Planaltina de Goiás levaram ao Ministério Público de Goiás (MPGO) um pedido para que o órgão investigue denúncia de um esquema de corrupção no aniversário de 132 anos da cidade, celebrado em março deste ano. Segundo reportagem do Portal Metrópoles, além dos gastos com a festa (cerca de R$ 1,3 milhão), funcionários comissionados e de empresas terceirizadas cobraram taxas de ambulante pela ocupação do espaço na praça de alimentação do evento gratuito para que pudessem vender bebidas e comidas.
Inclusive, foram eles que denunciaram o caso à Câmara Municipal, uma vez que a prefeitura abriu mão da cobrança, apesar de servidores das secretarias de Cultura e Turismo e de Saúde cobraram irregularmente por meio de transferências bancárias e Pix. Um dos denunciantes revelou que foi cobrado R$ 250 por noite.
Por conta disso, os vereadores Victor Dimba (PRTB) e Carlim Imperador (Pros), além do MP, levaram a denúncia à Polícia Federal (PF) e na Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap) de Goiás. Um ofício também foi encaminhado à Controladoria-Geral do Município para saber sobre o orçamento da comemoração. Além dos dois parlamentares, outros três – Denis Franco (PROS), Genival Fagundes (PL) e Juninho (PROS) – também tentaram instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar indícios de corrupção no evento, mas não tiveram apoio dos demais.
O site, por meio de áudio, identificou uma mulher chamada Ana Júlia, além de um comissionado lotado na Secretaria de Saúde, Francilon Dias, ambos envolvidos na cobrança.