O Ministério Público de Goiás (MPGO) deu mais um passo histórico para construção da Rede Estadual de Direitos da Pessoa Idosa, iniciativa inédita que busca integrar e fortalecer as políticas públicas voltadas à proteção e promoção dos direitos da população idosa no Estado. Conduzido pelo promotor de Justiça e coordenador da Área de Políticas Públicas e Direitos Humanos (CAODH), Marcelo Machado de Carvalho Miranda, foi realizado nesta quarta-feira (4/12), na sede do MP, o terceiro encontro com representantes de diversas instituições estaduais e municipais para consolidar avanços significativos na articulação da rede.
A reunião teve como principal objetivo alinhar os esforços de diferentes órgãos e superar a fragmentação das ações, garantindo um atendimento mais eficaz e integral às demandas da pessoa idosa. Entre os principais temas debatidos tiveram destaque a necessidade de padronização dos fluxos de atendimento entre as promotorias de Justiça e a integração de áreas como Saúde, Assistência Social e Previdência.
Promotor destaca construção conjunta e participativaDurante a reunião,
Marcelo Miranda ressaltou a importância de construir os fluxos de atendimento de forma colaborativa, ouvindo todas as instituições envolvidas. “Discutir o fluxo de atendimento sem a presença de todos os envolvidos seria como definir o fluxo do Ministério Público sem a participação do próprio MP. Precisamos de uma construção conjunta”, destacou o promotor.
Esse enfoque participativo tem sido uma marca do trabalho liderado pelo MPGO, que busca garantir que as políticas públicas estaduais estejam alinhadas às realidades e demandas locais, respeitando as competências municipais e promovendo a participação ativa das próprias pessoas idosas na formulação dessas políticas.
Próximos passos da rede estadual são definidos.
Ao final da reunião, foi definida a elaboração de uma proposta de plano de ação, que será compartilhada com as membras e membros da rede para alinhamento e execução das proposições discutidas. A próxima reunião está agendada para o dia 22 de janeiro de 2025, quando será realizada uma avaliação das ações implementadas e definidas as prioridades para o próximo ciclo de trabalho.
Com foco na integração e na escuta ativa, a Rede Estadual de Direitos da Pessoa Idosa reafirma o compromisso de garantir o respeito, a dignidade e os direitos da população idosa, promovendo uma atuação conjunta e eficaz em todo o Estado de Goiás.
Protagonismo do MPGO é pontuado
De acordo com o coordenador da Área de Políticas Públicas e Direitos Humanos, “o Ministério Público de Goiás reforça seu protagonismo ao liderar, de forma inédita, a construção da Rede Estadual de Direitos da Pessoa Idosa. Essa iniciativa não apenas demonstra o compromisso da instituição com os direitos humanos, mas também serve como modelo para outros Estados no fortalecimento das políticas públicas voltadas a esse público”.Marcelo Miranda avalia ainda que “a construção dessa rede reflete o empenho da instituição em promover uma atuação integrada e resolutiva, voltada para a melhoria da qualidade de vida da população idosa e para a garantia de seus direitos fundamentais”.