Lula assinou nesta quinta-feira decreto que antecipa o pagamento do recurso aos aposentados e pensionistas
Aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão o 13º salário em duas parcelas, conforme decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (3/4).
O pagamento será realizado da seguinte forma: a primeira parcela será depositada entre 24 de abril e 8 de maio, enquanto a segunda será paga entre 26 de maio e 6 de junho.
Confira as datas da 2ª parcela:
Os depósitos seguirão o calendário oficial do INSS, levando em conta o número final do cartão do beneficiário, sem considerar o dígito verificador após o traço.
Segundo o INSS, os segurados que recebem até um salário mínimo terão prioridade no pagamento. Em seguida, será feito o depósito para aqueles que ganham acima do mínimo, até o teto do instituto.
O 13º salário é destinado a segurados que recebem benefícios previdenciários do INSS. Isso inclui aposentados por idade, tempo de contribuição ou invalidez, pensionistas por morte e beneficiários de subsídios como auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.
O benefício é usualmente pago no segundo semestre de cada ano, em agosto e novembro. A antecipação do benefício alcança todos os estados brasileiros e representa uma injeção significativa de recursos nos mercados locais.