Um erro operacional na Unidade Prisional Regional de Uruaçu resultou na liberação indevida de um detento no último sábado (20). Jhonathan Oliveira da Silva, de 23 anos, responde por tráfico de drogas e possui extensa ficha criminal. Ele foi beneficiado por um alvará de soltura que, na verdade, pertencia ao colega de cela, Dhonathan Silva Mendes. A semelhança nos primeiros nomes é apontada como principal causa do equívoco. O homem liberado por engano foi recapturado nesta segunda-feira (22).
Conforme a Polícia Penal de Goiás (PPGO), assim que a falha foi percebida, equipes especializadas iniciaram diligências para localizar o preso. A operação contou com o apoio da Gerência de Inteligência e Observatório e do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope). Enquanto isso, Dhonathan Silva Mendes, que cumpria pena por ameaça e violência doméstica, foi liberado ainda no sábado, conforme decisão judicial.
A PPGO informou que instaurou um procedimento de apuração, com prazo de 30 dias, para identificar responsabilidades internas pelo erro. A instituição também destacou que já iniciou a revisão de seus protocolos no cumprimento de alvarás de soltura, a fim de evitar novas falhas.
A Diretoria-Geral de Polícia Penal informa:
Goiânia, 22 de setembro de 2025.