O suposto líder de uma quadrilha de furto de tratores com operação em Minas Gerais (MG) foi preso em um condomínio de luxo de Goiânia na última quarta-feira (24/9). O homem, que tem 40 anos, tentou pular um muro para evitar a detenção. A Polícia Civil o conectou a uma associação criminosa especializada em roubos e furtos de maquinários e implementos agrícolas. Ele teria planejado 40% dos ataques do grupo, que desde 2020 ordenou pelo menos 24 ações criminosas, provocando prejuízos superiores a R$ 5 milhões apenas no estado vizinho.
Segundo a apuração, o suspeito fingia ser proprietário de três empresas do ramo agropecuário, usadas para dar aparência de legalidade às transações financeiras envolvendo o maquinário roubado. As investigações apontaram que o grupo é composto por pelo menos 16 integrantes, com divisão hierárquica definida, e já estava sendo monitorado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Patos de Minas há mais de dois anos.
A prisão preventiva foi cumprida pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (Dercr) em parceria com o Gaeco/MG, após troca de informações do serviço de inteligencia das corporações. No momento da abordagem, o investigado tentou fugir pulando o muro da residência, mas foi contido pelos policiais.