A Força Aérea Brasileira (FAB) informou ao Mais Goiás que já investiga a queda de um avião de pequeno porte em cima de uma residência no início da tarde desta segunda-feira (13), no Setor Santos Dumont, em Goiânia. No momento da queda, a aeronave era ocupada apenas pelo piloto, que sofreu escoriações leves.
“A FAB, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), informa que, nesta segunda-feira (13/10), investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI) — órgão regional do Cenipa, com sede em Brasília (DF) — foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PU-DNA em Goiânia”, diz trecho da nota.
Segundo a FAB, não há prazo para finalizar a investigação, mas este será no “menor possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”.
Sobre o acidente, os moradores do imóvel atingido, que fica na Rua 24, na mesma região do aeródromo, não tiveram ferimentos. Já o piloto foi identificado como um homem de aproximadamente 60 anos, conforme o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO).
Quando os militares chegaram, ele estava do lado de fora da aeronave e foi atendido. O homem estava sentado, consciente e com algumas escoriações.
Vazava combustível do monomotor. Os bombeiros isolaram a área para combater qualquer risco de explosão.
“A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), informa que, nesta segunda-feira (13/10), investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) — órgão regional do CENIPA, com sede em Brasília (DF) — foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PU-DNA em Goiânia (Go)
Durante a Ação Inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação.
Acompanhe a investigação
Em breve, a ocorrência estará disponível para consulta no Painel SIPAER do CENIPA, acessível pelo site do Centro. Clique no menu “Ocorrências” e, em “Filtros de Pesquisa”, informe a matrícula da aeronave no campo “Matrícula”.
Prazo para conclusão
A conclusão dessa investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Ao término das atividades, o Relatório Final SIPAER será publicado no site do CENIPA, acessível a toda a sociedade.
O CENIPA destaca que somente se pronuncia oficialmente sobre os resultados de suas investigações por meio da publicação do Relatório Final SIPAER, conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA).
Objetivo das investigações
As investigações conduzidas pelo CENIPA têm como único objetivo contribuir para a prevenção de acidentes aeronáuticos, disseminando lições aprendidas por meio dos Relatórios Finais de investigação e, quando aplicáveis, por meio das Recomendações de Segurança. As atividades não têm o propósito de atribuir culpa ou responsabilidade civil ou criminal por um acidente aeronáutico, mas, sim, de identificar os possíveis fatores contribuintes relacionados à ocorrência, com o objetivo de preservar vidas por meio do fortalecimento da segurança do transporte aéreo.
Tais diretrizes estão em conformidade com o art. 86-A da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA), bem como o §4º, art. 1º, do Decreto nº 9.540/2018 (Decreto SIPAER) e o Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional, da qual o Brasil é signatário.”