Uma carga de 1,6 tonelada de drogas, avaliada em quase R$ 4 milhões, foi apreendida durante uma operação conjunta realizada no início desta semana na BR-487, em Foz do Amambai, região de Naviraí (MS). O carregamento tinha como destino final os estados de Goiás e Minas Gerais. A ação, divulgada nesta quarta-feira (1º), teve como foco organizações criminosas e também resultou na apreensão de uma caminhonete Toyota Hilux furtada em agosto, em Campo Mourão (PR), utilizada para o transporte do entorpecente.
De acordo com a Polícia Federal, foram apreendidos 1.600 kg de maconha, 6,2 kg de haxixe e 100 g de skunk, carregados na fronteira do Brasil com o Paraguai. A carga foi avaliada em mais de R$ 3,9 milhões. As investigações indicam que os criminosos utilizavam rotas alternativas e atípicas, que já vinham sendo monitoradas pelas equipes de segurança.
A operação foi realizada em parceria com o Departamento de Operações de Fronteira (DOF), o Comando de Operações de Divisas (COD) e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/GO).
De acordo com a corporação, a ação é formada por policiais federais, civis, militares, penais e integrantes da Secretaria Nacional de Políticas Penais, a Ficco/GO atua no enfrentamento direto às facções criminosas em Goiás, ampliando a eficiência no combate ao tráfico de drogas e aos crimes conexos.