Reeleita com 541 votos, sendo a segunda mais votada, fala sobre o trabalho humanizado que é feito em Formosa
A psicóloga e conselheira tutelar Willeska Alves da Silva, 27 anos, há 4 anos conselheira tutelar pelo município de Formosa, reeleita com 541 votos, sendo a segunda mais votada no pleito, foi convidada pelo Portal Foca Lá, para um bate-papo descontraído, cujo o objetivo foi quebrar alguns paradigmas sobre como é realizado o trabalho do Conselho Tutelar em Formosa.
Formada pela faculdade IESGO, apesar de jovem, Willeska sempre esteve envolvida em trabalhos sociais na cidade de Formosa, muito antes de se tornar conselheira.
O trabalho do Conselho é salvar vidas, garantindo que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados, nós lidamos diariamente com a violação destes direitos, tentamos de forma humanizada acolher a criança/adolescente, dando encaminhamento e o tratamento necessário para cada caso. Todos nós que atuamos como conselheiros passamos por um curso de preparação, lidamos com casos muito delicados quase que diariamente. É uma missão que cumpro com muito orgulho e seriedade, muitas vezes vejo que é um ciclo vicioso no ambiente em que a criança ou adolescente está e quebrar este ciclo exige uma série de outros profissionais envolvidos.
A denúncia pode ser feita anonimamente pelo Disque 100 ou pelos números (61) 98322-2332 e 98322-2309, a qualquer hora do dia. Quando somos acionados, nós contamos com o apoio das forças de segurança do município, muitas vezes necessário. As duas unidades têm sua área de abrangência, mas atuamos também na Zona Rural. As denúncias mais comuns são negligência, espancamento, abuso sexual. Nosso trabalho é atender a demanda onde houve a violação deste direito, dando encaminhamento para os órgãos competentes adequado para cada caso.
O Conselho também é a porta para outros serviços, que muitas vezes à população desconhece, por lá é possível por exemplo solicitar uma segunda via de certidão, quando a família não tem condição, o órgão também é uma via de acesso, para amparo psicológico, fonoaudiólogo, o Conselho atende muitas demandas. Infelizmente existe uma cultura enraizada de que nós Conselheiros não trabalhamos, quando na verdade estamos em plantão 24 horas para toda população. Eu tenho orgulho do nosso trabalho. Em Formosa temos a Rede de Proteção Rede de Proteção à Mulher, Criança, Adolescente, Idoso e Pessoa com Deficiência, mantido pelo município que envolve vários órgãos.
O meu sentimento é de extrema gratidão por ver o trabalho sendo reconhecido, a minha família é a minha base, tanto paterna como materna, eles foram fundamentais para este resultado, o meu pai Welio Antônio da Silva e claro a minha mãe Cirlene Alves de Sousa e Silva, não mediram esforços para me ajudar. Agradeço a cada uma das 541 pessoas que me deram o voto de confiança, tenham a certeza de que dedicarei a minha vida nestes 4 anos para garantir os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados.
A. Augusto
Uma excelente profissional 👏👏👍