Ação coletiva iniciada pela prefeitura começou pelos distritos de Santa Rosa e JK
A Secretaria Municipal de Saúde de Formosa, por meio da Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária, iniciaram uma ação coletiva promovendo a Campanha educativa contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor de Dengue, Chikungunya e Zika nas Escolas e Bairros.
Durante esta semana o combate aconteceu nos Distritos de Santa Rosa e JK, com monitoramento dos Agentes de Endemias e a presença de drones por todos os imóveis abandonados, visando cobrir áreas maiores para auxiliar nas vistorias e aumentar a eficiência do processo de detecção.
A transmissão da dengue acontece através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que provoca sintomas como dor nas articulações, no corpo, na cabeça, náuseas, febre acima de 39ºC e manchas vermelhas no corpo.
As picadas pelo mosquito da dengue acontecem geralmente nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, especialmente na região das pernas, tornozelos ou pés. Além disso, a sua picada é mais comum durante o verão, sendo por isso recomendado usar repelentes no corpo e inseticidas na casa, para proteção.
A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e plantas.
#FormosaGoias