Operação Criança Feliz, Autocuidado Feminino e Programa Mães de Goiás foram atividades realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, trazendo vários benefícios à população formosense
A Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu, em outubro, várias ações importantes para nossa cidade! O mês, que é dedicado à luta contra o câncer de mama, também foi lembrado pelo dia das crianças com atividades voltadas para o público infantil.
Neste Outubro Rosa, o CRAS e o Cadastro Único/Bolsa Família, em parceria com a Secretaria de Saúde, destinou às mulheres do Distrito do JK atendimento especial, ofertando exames de prevenção, testes de HIV e DST. Também foram realizados acolhimentos psicológicos pela equipe técnica do CRAS, e atualização do Cadastro Único pela equipe técnica do programa.
“Em um mês tão importante como o Outubro Rosa, a parceria com a secretaria municipal de saúde foi fundamental para conscientização das mulheres acolhidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, que se encontram em vulnerabilidade social e muitas vezes não estão informadas da importância do autocuidado. ” Declarou Caroline Marques
Entre as ações realizadas na cidade, a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou no dia 18 um aulão de zumba temático, onde as mulheres dos serviços de convivência participaram, vestidas de rosa. O professor de zumba estimulou as participantes com exercícios, e após a diversão, aprenderam a fazer o autoexame através da orientação da enfermeira e coordenadora do programa Feliz Idade, Sineuma Silva.
Em todas as atividades foi enfatizado que a luta contra o câncer começa pelo autocuidado e pela prática de exercícios físicos, que reduzem o risco de câncer de mama e melhoram a autoestima das mulheres. Pensando nisso, também foi ofertado ao projeto Feliz Idade um aulão especial de alongamento visando a conscientização das mulheres idosas, que não podem deixar de se cuidar.
O Dia das Crianças também foi maravilhoso. Nesse ano, devido a orientações da Secretaria de Saúde, não foi possível realizar todas as atividades que ainda estão na lembrança do formosense, de anos atrás, como o “Nosso Parquinho”.
Ainda assim, a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou eventos, como a entrega de brinquedos arrecadados por meio da campanha “Operação Criança Feliz”, lançada em setembro, que conseguiu mobilizar a população para as doações de brinquedos novos às crianças do município.
“Através da solidariedade podemos realizar sonhos. Um brinquedo pode fazer uma criança muito feliz e o sorriso delas estampado no rosto não tem preço!”, declarou Caroline Marques.
A arrecadação dos brinquedos teve forte empenho da Secretaria de Desenvolvimento Social desde o mês de setembro, para que as crianças pudessem ser contempladas com os presentes. Foram mais de 3000 brinquedos doados, possibilitando que as entregas fossem realizadas também na zona rural de Formosa.
Mesmo após o dia das Crianças, os eventos continuaram. No dia 20 a Secretaria preparou um evento especial para as crianças dos distritos de Santa Rosa, JK e Bezerra. No dia 22 de outubro a entrega foi realizada no Ginásio Tio Luiz também com muita diversão. “Tivemos o privilégio de levar alegria a dezenas de crianças assistidas pela Secretaria, e isso enche meu coração de gratidão. Além de brinquedos oferecemos nosso apoio, carinho e atenção às crianças”, disse Caroline Marques.
Outubro também foi ainda o mês das mães formosenses! O programa estadual Mães de Goiás veio para a beneficiar mães com filhos na primeira infância, com o pagamento mensal de R$250,00. As mais de 3000 mães contempladas pelo programa receberam o cartão Mães de Goiás, já desbloqueado no dia 25 pelo governador Ronaldo Caiado.
O Mães de Goiás tem o objetivo de fortalecer o papel protetivo da mãe, amenizar as situações de risco social, garantir a segurança alimentar e oferecer melhor qualidade de vida, bem como assegurar a permanência dos filhos na escola. O benefício também trará impacto direto na economia e comércio local, já que as mães só poderão utilizar o cartão nos estabelecimentos cadastrados no município.
Para encerrar este mês tão importante, a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou por meio de mais uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, uma ação no espaço do CRAS 2 da campanha “Vamos de Rosa”. A ação levou atendimento médico, prevenção e teste de HIV e DST, acolhimento psicológico, orientação sobre o câncer de mama e colo do útero, verificação de glicemia, pressão arterial e pesagem.
Também foram realizadas palestras com temas voltados para a importância do autocuidado. A secretária Caroline Marques esteve presente no evento e ressaltou a importância do Outubro Rosa: “Essas pequenas ações diárias fazem a diferença na vida de nós mulheres. Precisamos nos cuidar, consultar o médico regularmente, fazer o autoexame e ficar atentas a qualquer sinal diferente no nosso corpo. Nosso papel também é ajudar as mulheres a nossa volta, uma verdadeira corrente de consciência sobre o autocuidado!”