Promotores ambientais também integraram o eventoO Ministério Público de Goiás (MPGO), por articulação da 2ª Promotoria de Justiça de Formosa, promoveu na quarta-feira (4/12) a 1ª Rodada de Acordos Ambientais da comarca. O evento foi destinado à celebração de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) em procedimentos de desmatamento e de corte isolado de árvores. No total, houve a destinação de mais de R$ 1,8 milhão, a ser revertido para a aquisição de bens e equipamentos para projetos ambientais e culturais.
A iniciativa do promotor de Justiça Ramiro Carpenedo Martins Netto contou ainda com apoio das promotoras Camila Silva de Souza Otsuka (Cidade Ocidental), Fernanda Alves Ivo as Silva (Flores de Goiás) e Oriane Graciani de Sousa (Valparaíso de Goiás) e dos promotores Asdear Salinas Macias (Planaltina), Bernardo Monteiro Frayha (Cristalina), Frederico Ramos Machado (Posse) e Julimar Alexandro de Souza (Valparaíso de Goiás), todos com atuação na defesa do meio ambiente.
Segundo destacou Ramiro Netto, “o formato do evento e o inestimável auxílio dos colegas permitiram a negociação e celebração de 40 acordos num só dia, o que normalmente tomaria meses da agenda da promotoria.
Isso é importante não só para a proteção e a reparação do meio ambiente, mas até mesmo para atender aos anseios dos próprios investigados, que queriam resolver suas pendências com mais celeridade”.