Conforme informações apuradas pela Jornalista Clícia Balbino, nesta terça-feira (21/01), por volta de 13h, uma equipe da CPE após tomar conhecimento de crime de homicídio na área de Obras do Forte Santa Bárbara, de imediato deslocou até o local onde deparou-se com o suposto autor rendido por funcionários da empresa Vento Sul Engenharia (empresa responsável pelas construções na área do exército).
Mediante a situação, a equipe realizou abordagem e busca pessoal contra o indivíduo, em seguida realizou a prisão do suspeito.
O indivíduo identificado como M.A.A.M, ao ser questionado de pronto confessou o crime, relatando que a vítima identificada como Alessandro Pereira Saraiva, havia proferido diversas provocações afirmando que o mesmo "Deveria voltar para as Bahia".
M.A.A.M ainda relatou que após o almoço na área de alimentação, Alessandro teria o chamado para fazer uso de substância ilícita popularmente conhecida como “Maconha”.
Em ato continuo, o suspeito e a vítima chegaram a fazer o uso da substância, e em dado momento o autor apoderou-se de uma enxada e desferiu várias golpes na cabeça de Alessandro.
Na ocasião, compareceu ao local o Corpo de Bombeiros e SAMU, o qual constatou o óbito da vítima.
Diante dos fatos, a equipe policial realizou isolamento do local do crime, sendo acionada a Polícia Técnico Científica, que compareceu no local para realização da perícia.
Restou apurado que, o autor foi conduzido até a Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde foi requisitado o relatório médico, realizado no IML. Posteriormente ficou a disposição do delegado plantonista.
A reportagem apurou que, o autor que se encontrava com o uniforme laranja da Vento Sul Engenharia, apresentava diversas manchas de sangue em suas vestimentas.
A polícia técnico Científica realizou a apreensão da enxada no local do crime, objeto do crime.
Após consultas nos sistemas informatizados, ficou constatado que o autor responde pelo crime de tráfico de drogas no estado da Bahia. Já a vítima possuía passagem pelo crime de tráfico de drogas em Planaltina DF.
Importante ressaltar que o crime foi registrado como homicídio qualificado "Aquele praticado com circunstâncias agravantes, como motivo fútil, meio cruel, recurso que dificulte a defesa da vítima, entre outras. O autor comete o crime de forma mais reprovável e desumana, o que justifica a pena mais severa".
A pena para homicídio qualificado no Brasil é de 12 a 30 anos de reclusão. A pena exata depende das circunstâncias do crime, como o motivo do homicídio, o meio utilizado, e se o crime foi cometido em grupo.
Óbito de funcinário da empresa Vento Sul Engenharia
A Seção de Comunicação Social do Comando de Artilharia do Exército informa que no dia 21 de janeiro ocorreu um homicídio no canteiro de obras localizado no interior do Forte Santa Bárbara.
O crime envolveu, em princípio, dois funcionários da empresa Vento Sul,responsável pelos trabalhos no local.
De acordo com as informações preliminares, um funcionário foi morto. O suspeito do crime, também funcionário da empresa, foi contido por militares de serviço ao Forte e conduzido em flagrante pelas autoridades policiais, que chegaram ao local imediatamente após o acionamento.
Ainda não há detalhes sobre a motivação ou as circunstâncias exatas do ocorrido, pois o caso encontra-se em fase de investigação. A organização militar e a Empresa vento Sul estão colaborando com as autoridades competentes para o pleno esclarecimento dos fatos.
Para mais informações, favor contatar diretamente a empresa Vento Sul.
Atenciosamente,Seção de Comunicação Social do Comando de Artilharia do Exército.